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Enviada em: 14/06/2018

A submissão massiva, primeiro ao rítmo da indústria, depois à temporalidade digital, mudou a percepção do mundo. Sujeitos a esta inovação tecnológica, muitos órgãos e institutos educacionais brasileiros estão aderindo a essa infra-estrutura, na qual viabiliza a acessibilidade e mobilidade. Porém, apesar dessa grande inovação ser viável, muitas comunidades não possuem acesso a essa sistematização.       Mormemente, ao avaliar a vasta disponibilização de bens intelectuais gratuitos, é válido ressaltar que este corrobora positivamente na equidade educacional - ao passo que, auxilia a busca por informação e sapiciência do conhecimento. Corroborando para maior autonomia de individuos que não conseguem concluir um curso técnico ou superior e reconfigurando a realidade de conunidades afadtas que não possuem centros educacionais de fácil acesso, uma vez que segundo o filósofo Immanuel Kant: " o ser humano é aquilo que a educação faz dele"         Propaga-se uma cultura de valorização, cuja expressão encontra-se na obsolescência programada - fruto do puro racionalismo individual dirigido ao lucro. Semelhante fenômeno ocorre com cursos de educação à distância, onde são ofertados o ensino superior. Logo, torna-se difícil a adesão de populações mais carentes a essa ferramenta. A falta de incentivo financeiro, tangenciado a falta de aparelhos tecnológicos cooperam para essa problemática. Contudo, cabe ao meio educacional debater sobre a inclusão de comunidades para agregarem a essa nova era tecnológica.       Infere-se, portanto, que órgãos educacionais viabilizem a formação profissionais qualificados que possam gerir cursos gratuitos à distância. Estimulando a capacitação intelectual de pessoas, com ênfase em comunidades afastas ou que não possuem acesso a essa estrutura. Finalmente, deve-se promover a divulgação desse domínio cultural através de cartilhas em escolas públicas, na qual possam compreender a importância desse recurso. Uma vez que, segundo Durkheim: "o homem é mais que formador da sociedade, é um produto dela."