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Enviada em: 29/11/2018

O livro ''Utopia'', escrito por Thomas More, retrata uma ilha na qual tudo é perfeito, não há preconceito, violência nem desigualdade. Trata-se de uma ilha governada pela razão. No entanto, fora do universo dos livros, a utopia é algo não alcançado pelos homens, posto que, no Brasil, ainda existem muitos empecilhos que impedem os estudantes de possuir um ensino de qualidade, tornando-se necessário a educação à distância. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.    Ressalta-se, de início, sob perspectiva da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil ocupa a 60° posição em um ranking mundial de educação que avaliou 76 países. Dentre todos os agravantes desse fato, destaca-se que a maioria das escolas públicas atuais possuem um corpo docente despreparado ou até mesmo incompleto, no qual, muitas vezes, os alunos assistem, com muitas dificuldade, aulas que deveriam ter sido passadas em graus de ensino anteriores, além da grande quantidade de horários vagos.    Além disso, é válido salientar a baixa carga horário das instituições de ensino básico, fundamental e médio como impulsionador do problema. Mesmo que os centros de aprendizado contenham um corpo docente completo e qualificado, o tempo é um ''vilão''. Como diz o ditado popular: ''A pressa é inimiga da perfeição''. As escolas brasileiras são o oposto das asiáticas (que ocupam as primeiras posições no ranking citado). Na Coreia do Sul, o ensino é rígido e integral, o que garante ótimos desempenhos.    Portanto, indubitavelmente, medidas devem ser tomadas. Inicialmente, cabe ao Ministério da Educação a construção de um site com aulas sobre o conteúdo dos ensinos básico, fundamental e médio, no qual deverá possuir uma marcação de horário tal como a do ponto eletrônico, possibilitando que o estudante só saia do site após assistir um determinado número de aulas. Ademais, é dever das prefeituras disponibilizar computadores e internet à alunos de baixa renda. Assim, utilizaremos o estudo online como um complemento, para auxiliar nas matérias que as escolas apresentam.