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Enviada em: 01/07/2018

"Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino" - Paulo Freire, educador filósofo. Acerca disso, o educação brasileira vem passando por uma significante transformação através da modalidade de ensino a distancia (EAD). Por um lado, a acessibilidade a ensinamento de qualidade de qualquer lugar e a qualquer hora. Por outro lado, questionamentos a respeito da formação profissional oriunda de alunos de ambiente virtual.       Primeiramente, é importante destacar o déficit na rede educacional pública. Segundo, estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE o atraso em investimento nesse setor supera sete décadas. Dessa forma, o vestibular torna-se um entrave ao acesso a faculdade para os estudantes de escolas públicas. Entretanto, há alguns anos as plataformas de cursos online estão mudando essa realidade. Esses cursos oferecem aulas de excelência por um custo relativamente baixo. Assim, o aluno autodidático consegue elaborar sua rotina de estudo e conquistar a almejada vaga na universidade.       Outrossim, vale ressaltar a questionabilidade sobre a formação profissional a distância. Nesse contexto, apesar das instituições, em especial as de nível superior, disponibilizarem material e vídeo aulas peculiares nem sempre há por parte do aluno pesquisa e aprendizagem satisfatórias. Em virtude disso, no mercado de trabalho ocorre uma certa segregação em processos seletivos, priorizando procedência de faculdades presenciais e públicas. Sobretudo, a vagas mais concorridas e com melhor remuneração.       Pode-se perceber, portanto, a relevância e os entraves da educação a distância, a qual propicia acesso ao ensino de qualidade a milhares de brasileiros. Diante disso, é imprescindível a atuação do Ministério da Educação, por meio de pesquisas avaliar a eficiência do aprendizado individual como pré requisito de aprovação final, dessa forma reduzindo a discriminação da modalidade. Ademais, a intensificação de campanhas midiáticas através de redes sociais e televisão, disseminar informações a respeito da categoria do ensino em ambiente virtual, aumentando assim o número de usuários. Por fim, como referido por P. Freire, haverá ensino com pesquisa e pesquisa com ensino.