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Enviada em: 01/07/2018

A partir do Bloqueio Continental imposto por Napoleão Bonaparte Dom João VI veio para a colônia de Portugal e trouxe a biblioteca de seu país.Assim, houve o início do contato dos brasileiros com grandes obras, com o decorrer dos séculos no período Pombalino o Marques de Pombal passou a incentivar a partir da cobrança de impostos como o subsidio literário a educação na nação brasileira. Nos últimos tempos no Brasil é visível o aumento na troca da graduação presencial pela virtual por consequência dos altos custos aquisitivos e do pouco tempo de muitas pessoa. Dessa forma, é perceptível a redução na desigualdade social, uma vez que a o aumento na inclusão no meio educacional, á vista disso será necessário um maior investimento na infraestrutura da educação a distância.   Indubitavelmente, é perceptível o desequilíbrio de profissionais formados pela EaD (Educação a Distância),haja vista, a falta de investimentos dos setores públicos. Segundo dados oferecidos pelo site noticias universia, entre 2003 e 2013 das 3,3 milhões de matrículas do ensino superior um terço correspondia a cursos a distância, dez anos depois este número subiu para para 1.153.572. Dessa maneira, existe a elevação do número de pessoas especializadas em determinadas funções com déficit  ,visto que, muitos alunos que utilizam o aprendizado virtual realizam o compra de trabalhos feitos para apresentarem aos professores dos cursos superiores.Desse modo, é notável que que ocorra falhas que possam levar prejuízos a sociedade tanto financeiros quanto educacionais.Além disso, a falta de professores e tutores  que fiquem nos polos mais vezes na semana para retirar dúvidas e motivar os universitários proporciona uma maior evasão nas faculdades por decorrência da menor motivação  e do sentimento de não conseguir concluir determinadas atividades sozinho.     Em conformidade com o grande filósofo Willian James, o ser humano pode modificar sua vida transformando sua atitude mental. Eventualmente, muitos problemas proporcionam a evasão e o ensino falho da educação a distância. Em virtude, o pouco investimento dos setores públicos em infraestrutura adequada e em maior fiscalização de trabalhos acadêmicos ocasiona falhas futuras de profissionais formados e uma desigualdade quando comparado ao ensino  presencial.     Nesse sentido é condição fundamental que o Ministério da Educação passe a investir parte dos impostos pagos pela população em salas, bibliotecas e em professores que possam se apresentar em um maior número de vezes nos polos virtuais para que assim possa reduzir o número de evasões universitárias e de dúvidas. Ademais, cada faculdade deveria impor um rígido sistema de correção de trabalhos para que possa diminuir o número de alunos que praticam a compra desses prontos. Dessa forma, irá reduzir a desigualdade no meio educacional e aumentar a taxa de profissionais capacitados.