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Enviada em: 02/07/2018

Ao longo do século XX a 3ª Revolução Industrial concedeu a humanidade importantes avanços científicos e tecnológicos nas áreas da computação e sistemas. A criação da rede mundial de computadores, talvez, a mais significativa delas, encurtou  fronteiras físicas, integrando  grande parte da população global, e proporcionou acesso a informação e conhecimento de forma rápida, barata e acessível.       Dentro desse universo cibernético de potenciais ilimitados, a internet proporcionou ao meio acadêmico a concepção de um novo conceito de ensino: a Educação a Distância (EaD). Decerto ela trouxe à sociedade  do on-line trouxe flexibilidade de tempo e dinamização nos estudos, uma vez que é possível estudar em qualquer lugar que haja conexão e em ritmo ditado pelo próprio aluno. Além disso as mensalidades são muito mais acessíveis, fazendo com que até mesmo o indivíduo mais despossuído possa usufruir de uma educação de melhor qualidade, portando apenas um smartphone.       Mesmo tal modalidade homologada pelo Ministério da Educação (MEC) pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional desde 1998, hoje um formado por EaD encontra grande preconceito e rejeição no mercado de trabalho, um paradoxo, visto que se vive uma cultura totalmente virtualizada. O senso comum enxerga, de forma distorcida, a aprendizagem digital como ineficiente e não percebe que se trata de um enorme estímulo ao desenvolvimento do profissional autodidata. Além disso a à aplicação de tecnologias e difusão das mídias digitais no ensino convencional, principalmente público, é preterida devido a falta de infraestrutura.       Isto posto se faz necessário nova diretriz do MEC para eliminar distinção, hoje impressa no diploma, da formação EaD para a presencial. Além disso deve-se destinar uma porcentagem da verba de instituições de ensino superior, a mais afetada pelo ensino a distância, para modernização dos materiais utilizados. Dessa forma é possível que a sociedade brasileira desfrute das benesses proporcionadas pela era tecno-informacional.