A importância da educação a distância no Brasil

Envie sua redação para correção
    Enter para o futuro
      Durante a Idade Média, os professores eram itinerários, visto que peregrinavam pelos reinos oferecendo seus serviços. Hodiernamente, vem ganhando destaque uma forma de ensino na qual os estudantes também aprendem em casa: a Educação a Distância (EaD). Essa maneira de aprendizagem moderna é importante tanto para vencer os obstáculos da qualificação profissional no Brasil quanto para a diminuição das disparidades de gênero relacionadas a esta questão.
       Uma das principais características do mundo globalizado é a "redução" das distâncias por conta da expansão das telecomunicações e transportes. Frente a tal realidade, a EaD ganha solo fértil , já que a globalização exige profissionais cada vez mais qualificados. Desta maneira, a flexibilidade de horários foi uma importante evolução para os indivíduos que trabalham ou possuem outros compromissos, como cuidar dos filhos, nos horários das aulas das instituições de ensino presenciais, o que lhes confere um impasse para sua formação.
        Ademais, vale enfocar que a alta criminalidade dos centros urbanos causa medo nos indivíduos que necessitam percorrer longos trajetos para chegarem à faculdade, principalmente em relação aos cursos noturnos. Sendo assim, a EaD torna-se uma alternativa para tais pessoas, especialmente para as mulheres, as quais são grandes alvos de assédio sexual e estupro, crimes presentes desde a antiguidade e que ainda persistem no panorama atual e fazem o sexo feminino sofrer privações que intensificam a desigualdade de gênero, como o acesso à qualificação profissional de qualidade e que seja capaz de equiparar-se com a formação masculina.
        Mediante o alencado, nota-se que a Educação a Distância é mister para a expansão do acesso à educação e para a inserção dos brasileiros e brasileiras no mercado de trabalho. Cabe ao MEC criar programas para a expansão da EaD, fazendo parcerias público-privadas com as plataformas virtuais e educacionais, para que os estudantes consigam bolsas e descontos nos cursos e as mulheres alcancem sua qualificação longe dos crimes supracitados. Além disso, compete às famílias incentivar e instruir os familiares que apresentam dificuldades para comparecer aos cursos presenciais, através do diálogo, a procurarem plataformas virtuais que ultrapassem estas barreiras, com o fito de ampliar a formação dos cidadãos e, portanto, garantir-lhes maiores chances de competir no mercado de trabalho, Desta forma, doravante o povo canarinho superará os impasses para sua formação educacional, afinal, em concordância com Kant, o que é feito no presente determina o futuro da nação.