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Enviada em: 18/07/2018

EaD social e viável        Segundo a etimologia da palavra educação, educar significa elevar, conduzir a um patamar superior, ou seja, fazer com que o nível de conhecimento seja elevado e passado para mais pessoas. Com isso, a educação à distância (EaD) surge como uma facilitadora para o acesso ao conhecimento, favorecendo, inclusive, pessoas de baixa renda.        Assim, levando em conta a desigualdade do país, o EaD nasce com a tentativa de oferecer um ensino igualitário, acessível e de qualidade à todos. De acordo com o filósofo Aristóteles "devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade", deste modo, o EaD corrobora com a ideia de um ensino somado à tecnologia deixando a educação exequível à população, levando em conta suas vantagens como conseguir conciliar faculdade e trabalho que ser prejudicial ao aluno, horários flexíveis de aulas e a livre escolha do local de estudos.        Entretanto, existe um pré-conceito sobre a visão do EaD ser "fácil" ou não ter a necessidade de estudar, porém, este método requer de seus alunos disciplina, organização e esforço. Além disso, apesar de EaD ser comporto pela palavra "distância", as plataformas se mostram cada vez mais presentes e preocupadas com seus alunos trazendo monitorias e apoio escolar, com isso, é possível citar a plataforma de curso preparatório pro vestibular, Descomplica, que oferece inúmeras aulas de monitorias e apoio de professores. Através disso, é possível comparar uma pesquisa feita pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) onde o número de ingressantes em ensino EaD aumenta a cada ano, chegando na marca de 3,8 milhões.        Fica claro, portanto, que o EaD é uma "porta aberta" para o acesso a uma educação de qualidade, facilitando o modo como o conhecimento é transmitido através da tecnologia e a maneira como as instituições se fazem presente nesse processo, apesar de pré-conceitos. Para que o EaD seja mais presente no cotidiano, o Ministério da Educação poderia promover à abertura de um "EaD Social" com baixo custo e acessível as comunidades carente, com isso, elevando o nível do conhecimento. Além disso, a acessibilidade à cursos EaD deveria ser mais difundida em instituições de ensino públicas, às tornando cada vez mais viáveis.