Envie sua redação para correção
    Catalisador social
                Em seus estudos, o sociólogo alemão Max Weber defende que o processo de entendimento da realidade social seria possível por meio da compreensão das ações dos indivíduos. Sob essa ótica, a importância da educação à distância no Brasil exige uma discussão mais ampla, haja vista que essa tem alcançado um público cada vez maior ao longo dos anos, seja pela facilidade de acesso, seja pela flexibilidade de ensino. Nesse sentido, é conveniente analisar as principais consequências de tais fatores no contexto educacional.
                Historicamente, com a Revolução Técnica e Científica ocorrida no final do século XX, houve o desenvolvimento e a popularização das tecnologias que, aliadas à globalização, proporcionaram a rápida disseminação de informações. Nessa perspectiva, tal cenário possibilitou o surgimento e ampliação da educação à distância (EaD), uma vez que o número de matrículas nessa modalidade de ensino tem aumentado significativamente. Entretanto, é válido ressaltar que o acesso aos meios de informação ainda não ocorre de maneira igualitária no Brasil, visto que parcela expressiva da população ainda não tem acesso à internet em casa.
           Outrossim, destaca-se a questão da flexibilidade de ensino como impulsionadora dessa modalidade de educação. Isso ocorre porque as pessoas, em um contexto capitalista, aplicam grande parte do tempo livre no trabalho. Sendo assim, vantagens como a possibilidade de ter acesso à informação em qualquer lugar ambiente torna a EaD uma solução viável para aqueles que procuram uma formação superior mais flexível, fato que contribui ainda mais para aumentar o número de estudantes que optam por tal categoria de ensino.
                Diante dos fatos supracitados, torna-se necessária a participação do Estado no problema. Para tanto, é imperativo que o Governo Federal promova parcerias público-privadas com empresas de tecnologia e comunicação, com o intuito de reduzir os preços de aparelhos como computadores, assim como criar pontos gratuitos de acesso à internet a fim de tornar o acesso mais prático e público para a sociedade. Ademais, o Governo Municipal pode, em parceria com empresas locais, criar um programa de estágio mais amplo para os estudantes, a fim de aprimorar a capacitação profissional da educação à distância, tornando o aprendizado ainda mais preciso e dinâmico. Assim, o governo poderá atuar como catalisador, contribuindo para aumentar a velocidade da reação de desenvolvimento da EaD no Brasil.