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Enviada em: 01/08/2018

Acesso democrático ao saber: educação à distância   Vive-se em uma sociedade em que a flexibilização de atividades possui papel fundamental no processo de globalização. Em decorrência disto, a ampliação da educação à distância no Brasil evidencia a tentativa de entrada do país em um mundo globalizado, em que há, predominantemente, a difusão do conhecimento.    À luz de Kant, em sua obra "Sobre a Pedagogia", o homem é o reflexo da educação que recebeu, sendo a arte de educar uma das tarefas mais complicadas que se pode realizar em âmbito social. A partir de tais concepções, nota-se, portanto, que a educação à distância (EaD) no país modifica não apenas o método de ensino criado em função do espaço e do tempo, mas também a capacidade do homem em contribuir com seu conhecimento no meio que o cerca.   Nesse contexto, a constante inserção da EaD na realidade brasileira apresenta uma maior democratização da educação, visto que, alunos que moram distantes do ambiente escolar ou que, por alguma razão, não podem estar presentes neste por falta de tempo são oportunizados a prosseguirem sua jornada educacional via Internet. Além disso, tanto para estudantes, quanto para as próprias instituições, torna-se vantajoso o ensino à distância, posto que, em ambos os casos, há a redução de custos, como no transporte e na manutenção de estruturas escolares.   Ainda que a flexibilização seja relevante para o estabelecimento de novos paradigmas na educação brasileira, não só escolas, como universidades necessitam de espaços físicos destinados ao desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas dos estudantes. Desta maneira, as aulas presenciais ainda possuem caráter fundamental na formação do aluno, mesmo que em menor escala, gerando, assim, uma contradição entre modernização e tradição educacional.   Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que as universidades que já viabilizam o ensino à distância, a partir de sua disponibilidade, criem um calendário de, no mínimo, uma aula presencial mensal para todos os cursos oferecidos, aprimorando, desta forma, o desempenho do aluno em seu campo de atuação e seu engajamento social. Ademais, torna-se imprescindível a atuação de Prefeituras Estaduais na adoção da educação à distância como ferramenta auxiliar de ensino em escolas do Estado, principalmente durante o Ensino Médio, inserindo, assim, o aluno em uma plataforma globalizada e democrática.