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Enviada em: 07/08/2018

Com o advento da Revolução Técnico-científico-informacional, na década de 1970, as formas de lidar com os desafios contemporâneos estão cada vez mais práticas e fáceis, tendo em vista a enorme quantidade de novas tecnologias provenientes desse fenômeno. Em solo nacional pós-moderno não é diferente, pois foi um dos diversos países afetados pela globalização. Dessa forma, é importante pontuar um efeito positivo e um negativo relacionado à  educação à distância no Brasil.  Em primeiro plano, um efeito positivo a se evidenciar é a democratização da educação cada vez mais presente. Segundo dados do portal de notícias G1, mais de 50% dos brasileiros possuem acesso à internet. De forma análoga, com a grande defasagem do ensino público, a plataforma EaD é uma ótima medida a curto prazo, tendo em vista a quantidade de indivíduos com acesso à rede mundial de computadores e de conteúdo gratuito de ensinos a disposição do aluno, tendo como exemplos os sites: Pro Enem, Kultivi, Khan Academy.  Não obstante, não são todas as regiões que podem gozar da educação a distância. De acordo com o filósofo matemático Pitágoras, eduquem as crianças para que não se punam os adultos. Tendo em vista essa afirmação, pode-se dizer que, com a falta de acesso à internet, sendo o interior de estados do nordeste e norte os mais afetados, muito estudantes, pelo falta de infraestrutura do ensino público, acabam por tornar-se adultos com pouca informação e, muitas vezes, sem alguma especialização para adentrar no mercado de trabalho.  Urge, portanto, que o Estado aumente a acessibilidade à plataforma online de povos mais afastados do desenvolvimento tecnológico, por meio de criação de centros de informática, usando computadores com conexão à internet, instrutores capacitados a orientar o uso da máquina e materiais de apoio impressos ao alunos. Com isso, espera-se que haja um maior contato dos estudantes com a modalidade a distância, tornando, assim, a afirmação de Pitágoras realidade.