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Enviada em: 17/09/2018

Sob a perspectiva do dramaturgo e jornalista irlandês George Bernard Shaw, o progresso é impossível sem que mudanças. Esse pensamento relaciona-se, de maneira análoga, à educação a distância no Brasil, que apesar dos paradigmas que a cerca, mostra-se fundamental para certos grupos por garantir acesso ao ensino àqueles que não estão em contato presentemente e necessitam buscar outros meios. Convém ressaltar, a princípio, que a questão social influi significativamente na questão. Para o sociólogo francês Émile Durkheim, fatos sociais são formas de pensamento coletivo e padrões impostos ao indivíduos de uma sociedade cujas exterioridade, coercitividade e generalidade são aspectos intrínsecos. É indubitável que esse conceito é analisado ao referir-se a método de formação via internet, haja vista que, hodiernamente, ainda persiste o estigma da educação apenas em ambientes presenciais, o que gera preconceitos em relação aos demais métodos de ensino, podendo prejudicar os cidadãos com diploma adquirida por metodologias por meio virtual em campos como o mercado de trabalho, que valoriza cada vez mais a qualificação profissional e a formação educacional de qualidade - aos seus próprios protótipos. Ademais, pode ser constatado o rompimento do contrato social teorizado pelo filósofo inglês John Locke, em que o Estado tem dever de preservar direitos imprescindíveis aos cidadãos. De acordo com a Constituição Federal de 1988, nos respectivos artigos 205 e 218, cabe ao Governo os papeis de estabelecer o processo educacional para desenvolvimento pessoal, cidadão e profissional e incentivar a produção científica e a capacitação tecnológica. Nota-se, no entanto, que esse princípio constitucional caracteriza-se como um fator teórico não aplicado satisfatoriamente na prática, haja vista que esse não investe em programas sociais para contribuir com a educação feita em casa por intermédio da Internet, que é essencial para as pessoas que, por falta de transporte, tempo disponível ou afins, são privadas de instituições pedagógicas, o que mostra-se inadmissível ao considerar a educação como principal responsável pela qualificação que pode permitir avanços no país. Infere-se, portanto, que são necessárias medidas para viabilizar o ideal progressista de Shaw. Nesse sentido, cabe ao Estado tornar a educação à distância