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Enviada em: 30/08/2018

A partir da obra cinematográfica de Lilly e Lana Wachowisky,admite-se que as pessoas podem não conhecer e deturpar a realidade em que vivem,consequência disso,são os indivíduos imersos na ignorância.É possível verificar essa conduta ao se debater sobre a importância da educação à distância no Brasil,na medida em que as pessoas não tem o conhecimento que esse tipo de ensino é uma ótima alternativa para os estudantes e já funciona em países desenvolvidos.Ao tomar por base essa ideia, é necessário analisar a melhor forma que a educação não presencial poderia ser implementada no território brasileiro e explicar os impactos positivos que isso causaria na sociedade contemporânea        Evidencia-se,a partir dessa proposição, a necessidade de compreender que o ensino à distância poderia ser a melhor opção para estudantes de nível superior,médio e fundamental que moram em áreas rurais,devido ao longo caminho que essas pessoas devem percorrer até chegar as devidas instituições de aprendizado.Outra questão que deve ser analisada, são os casos de crianças vítimas de agressões nas escolas, por parte de seus colegas, e que não desejam frequentar mais as aulas.Desse modo, essas vítimas teriam outra alternativa para estudar, com o chamado ''homeschooling'', em que consiste educar os alunos em casa.Nesse sentido,consolida-se a obra cinematográfica de ''Matrix'',uma vez que os cidadãos demonstram preconceito com esse tipo de sistema de aprendizado.  Outro ponto nessa discussão,harmoniza-se com o olhar agudo de Platão.Em sua emblemática metáfora do ''Mito da caverna'',o filósofo alerta para os perigos de viver imerso na ignorância.A par dessa ideia,é possível verificar que apesar do estigma que o ensino à distância carrega consigo,essa prática foi muito bem recepcionada na América do norte.Uma estimativa,mostra que 3,4 milhões de americanos em idade adulta foram ensinados por meio de ''homeschooling'' por pelo menos um ano entre os 5 e 18 anos de idade, e na média, receberam educação domiciliar por um período de 6 a 8 anos.Além disso,o ensino não presencial contribuiria para a diminuição do problema social do analfabetismo no Brasil.   Diante desse cenário,medidas jurisdicionais,educacionais e culturais devem ser estruturadas para mediar essa prática.Logo,é imprescindível que o poder legislativo,junto ao judiciário,regulem por meio de leis,possibilitar um aluno a cursar o ensino fundamental,médio e superior com a educação à distância.Além disso,espera-se que o Ministério da educação e da cultura,desenvolvam formas de aprimorar o ''homeschooling'', com vídeo-aulas e materiais de aprendizado digitais, e que ainda promovam palestras gratuitas nas comunidades,explicando para a população como funciona o aprendizado não presencial, a fim de extinguir o preconceito das pessoas em relação a essa prática.