Materiais:
Enviada em: 05/09/2018

O ensino a distância como vetor de mudança na realidade educacional       À guisa de discorrer acerca da educação, remota-se aos filósofos sofistas da Antiguidade Clássica. Estes, com seus ensinamentos sobre a arte a arte da argumentação, são considerados os primeiros professores a história da humanidade. A partir disso, a educação passou a ser difundida, apresentando-se na Prússia de Bismarck e na colonização portuguesa na América, por exemplo. Destarte, o paralelismo entre o desenvolvimento humano e a educação é indelével. Neste contexto, a educação a distância emerge como uma opção de meio adicional e flexível aos estudantes.       Sob esse viés, os cursos a distância, na esfera do Ensino Superior, são abundantes no Brasil. Além de instituições voltadas exclusivamente a esta categoria de ensino, as universidades tradicionais, com predominância de cursos presenciais, passaram a disponibilizar, também, cursos a distância. Assim, há um índice crescente de aceitação, por parte dos estudantes, ao sistema de ensino a distância. É importante ressaltar que tal sistema dispõe de mensalidades inferiores em relação às aulas presenciais, bem como, facilita o acesso com base na disponibilidade e na preferência do indivíduo. Sendo assim, o aluno passa a criar seu próprio cronograma de estudos, o que requer muita organização. Soma-se a isso, o alcance amplo que o sistema a distância propicia, uma vez que afasta a necessidade de locomoção às universidades e possibilita aos residentes de áreas mais afastadas a oportunidade de estudar com mais comodidade. Em concomitância, as ferramentas digitais estão sendo barateadas, tornando mais fácil a aquisição.       No entanto, no que concerne à Educação Básica, o Brasil apresenta resultados ínfimos. Em uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação, foi constatado que sete a cada 10 alunos do Ensino Médio apresentam nível insuficiente em matemática e língua portuguesa, matérias consideradas como base às demais. Em contrate com o Ensino Superior, no Ensino Básico é ilegal o ensino à distância no Brasil a estudantes considerados menores de idade.        Diante dos fatos supracitados, a educação foi tema presenta na história desde a História Antiga. É por meio dela que o indivíduo adquire conhecimento, se especializa e se torna apto a realizar as tarefas requisitadas no mercado de trabalho. Deste modo, a educação assemelha-se ao Mundo Inteligível do filósofo grego Platão, ao passo que ilumina o homem e o desprende dos grilhões do Mundo das Sensações. Por fim, é um despautério neglicenciar os baixos indicadores educacionais em meio a um amplo campo disponível à exploração do ambiente digital. Cabe ao Ministério da Educação disponibilizar a opção do ensino a distância, ao menos, no Ensino Médio, a fim de ampliar seu alcance, assim como ocorre no Ensino Superior.