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Enviada em: 06/10/2018

Promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social. A propósito a educação à distância tem sido uma maneira de democratizar o acesso ao ensino no Brasil. Contudo, obstáculos como a falta de infraestrutura tecnológica e a não aceitação da educação à distância pela sociedade, pode atrapalhar a expansão dessa nova modalidade de ensino.              Convém destacar que a educação à distância (EAD) é uma forma de ensino por intermédio de recursos tecnológicos. Isso significa que o ensino é feito através de um espaço virtual entre o aluno e o professor, ou seja, ambos os envolvidos no processo não estão no mesmo ambiente físico. Diante desse contexto, é fundamental que toda a instituição de ensino EAD tenha uma estrutura adequada, com bons servidores de rede, bancos de dados, boas plataformas virtuais e bons computadores, para conseguir oferecer ao aluno um ambiente favorável de ensino aprendizagem.              Ademais, de acordo com o censo da educação superior de 2017 a educação à distância teve alta de 7,2% no número de estudantes. Entretanto, ainda há um preconceito quando se fala dessa modalidade de ensino, pois algumas pessoas não acreditam na capacidade transformadora de um meio de educação que não seja aquele com o estereótipo de uma sala de aula com professor. Nesse sentido, fica evidente a necessidade de mudança de pensamento, pois a educação a distância surge como ferramenta de democratizar o acesso ao ensino.              Infere-se, portanto que algumas medidas devem ser tomadas para assegurar o avanço da modalidade EAD. Primeiramente, cabe ao Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), aumentar a oferta de educação online, por meio do aumento da diversidade de cursos e investimento em infraestrutura tecnológica, assim como, de oferta de bolsas e descontos, com a finalidade de ampliar a possibilidade de acesso da sociedade. Além disso, a mídia, fazendo uso de seu impacto persuasivo pode trabalhar com campanhas informativas, em parceria com o MEC, com intuito de trazer conhecimento e informação ao público a respeito de cursos EAD. Só assim, garantiremos o crescimento da educação à distância e consequentemente o maior acesso de todos à educação.