A importância da educação à distância no Brasil

Envie sua redação para correção
    Nelson Mandela disse que a educação é a arma mais poderosa que pode ser usada para melhorar o mundo. A Educação a Distância (EaD) é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil.Desde 2005,após sua regulamentação pelo MEC, um aluno pode,por meio de um computador conectado à internet,estudar e obter um diploma universitário. Em um país socialmente desigual, essa modalidade de ensino é extremamente importante e bem vinda, na medida que democratiza a educação, facilitando seu acesso para a população.
          É importante ressaltar, antes de tudo, que a falta de instrução é um fator determinante para a desigualdade social brasileira. Sem estudos, o cidadão dificilmente conseguirá um trabalho digno e bem remunerado, o que dificulta sua ascensão social. Nesse sentido, o EaD pode facilitar o acesso à educação para camadas pobres ,pois os cursos são mais acessíveis financeiramente,além de que não é preciso gastar dinheiro com deslocamento físico e com materiais de estudo. 
           Além disso, outra grande barreira para a educação no país é a disposição geográfica das cidades.O território nacional é constituído por mais de 5500 municípios ,muitos localizados em áreas rurais.Distantes dos centros urbanos,diversas cidades não tem universidades,obrigando o cidadão que almeja um diploma a se mudar dali ou a percorrer longa distância até uma instituição de ensino. Dessa forma, o ensino não presencial é um estimulo para pessoas que moram em locais de difícil acesso, quebrando barreiras geográficas para quem deseja estudar.
             É possível perceber, portanto, que o acesso à educação é facilitado e democratizado por meio do EaD,contribuindo para a erradicação da persistente desigualdade social brasileira.Cabe ao MEC realizar campanhas midiáticas de abrangência nacional,ou seja, por meio de canais de televisão , jornais, rádios,entre outros,disseminando o conceito da EaD e promovendo suas vantagens.Dessa forma,pessoas de todo o território nacional terão conhecimento dessa modalidade de ensino,resultando em possível aumento de ingresso de pessoas na faculdade.Consequentemente,nossa sociedade dará um passo fundamental na direção da educação.