Materiais:
Enviada em: 31/10/2018

UM DOS EFEITOS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, OCORRIDA PRIMORDIALMENTE NA INGLATERRA NO SÉCULO XVIII, FOI O ESTRANHAMENTO DA POPULAÇÃO PERANTE AS NOVAS TECNOLOGIAS. DE MANEIRA ANÁLOGA, PERCEBE-SE QUE O BRASIL AINDA ACHA INCOMUM O ENSINO A DISTÂNCIA, MAS, VEM SE TORNANDO IMPORTANTE. NESSE CONTEXTO, DEVE-SE ANALISAR COMO O ACESSO A INTERNET E A AUTONOMIA POR PARTE DO ALUNO INFLUENCIAM NA PROBLEMÁTICA EM QUESTÃO.  O ACESSO A INTERNET É O PRINCIPAL AUXILIADOR DO ENSINO A DISTÂNCIA. EM PESQUISA ENCOMENDADA PELO BANCO MUNDIAL. FOI RELATADO QUE QUASE 60% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA TEM ACESSO A INTERNET, ONDE MUITOS MORAM EM LOCAIS DISTANTES DE UNIVERSIDADES. EM DECORRÊNCIA DISSO, ESTUDANTES QUE NÃO IRIAM FAZER UM CURSO SUPERIOR, PODEM FAZER ISSO NA SUA PRÓPRIA CASA.  NUMA OUTRA PERSPECTIVA, O DISCENTE PRECISA DE MUITA AUTONOMIA NOS ESTUDOS. UMA DAS GRANDES DIFICULDADES É A FALTA DE COBRANÇA E DE UM PROFESSOR PARA TIRAR DÚVIDAS. EM CONSEQUÊNCIA DISSO, MUITOS ALUNOS TEM GRANDES DIFICULDADES NA ADAPTAÇÃO A ESTÁ MODALIDADE DE ENSINO.  DIANTE DO EXPOSTO, EVIDENCIA-SE QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E OS DOCENTES PODEM AJUDAR. O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EM PARCERIA COM AS EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES DEVEM ATINGIR OS 40% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA QUE NÃO TEM ACESSO A INTERNET, POSSIBILITANDO A TODOS UMA GRADUAÇÃO SUPERIOR. ADEMAIS, OS PROFESSORES PRECISAM DAR UMA ASSESSORIA MELHOR AOS DISCENTES. ASSIM, DEIXAREMOS A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MAIS EFICAZ.