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Enviada em: 13/02/2019

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o ensino a distância em 2018 teria 1,5 milhão de alunos no Brasil. No contexto social vigente no Brasil, o que se verifica, é uma visão preconceituosa e desinformada da educação á distância. Nessa perspectiva, é importante que a sociedade discuta sobre a importância da educação á distância no Brasil, principalmente, com foco na democratização do ensino tanto quanto no reconhecimento dos cursos pelo MEC diminuindo assim essa visão desinformada e preconceituosa.   É elementar que se leve em consideração, primeiramente, a democratização do ensino, como vantagem imediata deste modelo de educacional. Nesse sentido, é inegável que a educação a distância (EAD) por ocorrer a partir do uso de tecnologias, democratiza o acesso a educação por possibilitar que a barreira geográficas sejam quebradas. Tal situação é corroborada pelo aumento de alunos neste modelo em 2004 eram 4,2%, no ano de 2016 totalizavam 18,6% segundo o MEC. Evidencia-se, assim, a importância da conscientização da importância do EAD.      Em segundo lugar, mas não menos importante, é imperioso citar o reconhecimento necessário feito do Ministério da Educação dos cursos EAD. Em decorrência disso, pode ser comprovada a qualidade do ensino que os alunos tem acesso com a estrutura necessária para seu aprendizado. Com efeito, a visão preconceituosa desse modelo educacional é baseada na desinformação, logo, deve ser combatida através da informação sobre esse tipo de ensino.       São necessárias, por fim, medidas que modifiquem esse cenário de desinformação que propaga uma visão preconceituosa sobre o EAD. Assim sendo, impende que o Ministério da Educação em conjunto com a Associação  Brasileira de Educação a Distância, realize palestras, desenvolvidas por funcionários de ambas instituições nas escolas abertas a comunidade.  Dessa maneira, através da informação a compreensão da importância da Educação a Distância no Brasil vai aumentar na população e extinguir com a visão preconceituosa deste modelo de ensino.