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Enviada em: 04/02/2019

Com o avanço da tecnologia foi possível que houvesse a criação da Educação a Distância – EaD – e que, por conseguinte, permitiu um maior acesso e uma maior inserção de pessoas no sistema educacional brasileiro. Mas, embora a sua importância se faz notar nos aumentos dos números de ingressantes em cursos de graduação - que aumentou mais de 400% entre 2005 e 2014 segundo o INEP -, a relevância da EaD no Brasil também se mostra de extrema importância para solução de vários problemas socioeconômicos enfrentados pelo país.       De fato, existem vários problemas sociais que podem ser combatidos através de uma boa educação, sendo um deles o desemprego. A taxa deste, entre os jovens, é a maior dos últimos 10 anos no Brasil - segundo uma pesquisa realizada pela Organização Mundial do Trabalho -, que certamente a falta ou a baixa capacitação acadêmica desse público é um dos principais fatores para este aumento. Entretanto, a EaD consegue combater esse problema, pois os baixos custos operacionais somado a possibilidade de superação dos limites de espaço e tempo comparadas as formas tradicionais da educação presencial, proporciona uma maior inclusão de pessoas ao acesso à educação no país.       Logo, seguramente, pelas mesmas razões, a EaD também poderia combater o índice de evasão escolar que se mostra com índices elevados em colégios e universidades, de origem pública em sua maioria, no país. Nos Estados Unidos, a implementação da EaD nas grades curriculares do ensino médio e superior contribuiu para diminuição da evasão escolar e garantir a conclusão do ensino dos seus estudantes. Conclui-se então que, se feita um bom uso, a Educação a Distância poderá sim combater diversos problemas em âmbito social e econômico no Brasil. Porém, existem diversos problemas a serem resolvidos, um deles é quanto ao acesso deste serviço em regiões específicas do país por causa da conexão à internet. Outros problemas são a qualidade inconstante do ensino e o preconceito das pessoas quanto a este serviço.       Portanto, verifica-se a necessidade de uma intervenção do Estado e da própria sociedade brasileira. Esta intervenção governamental deve criar e ampliar o sistema de conexão à internet cobrindo a demanda, principalmente, das regiões mais afastadas das grandes cidades. É preciso também que a sociedade pressione o Estado e o MEC para oferecer mais cursos em EaD gratuitos ou com baixo custo e, o mais importante, de qualidade para sua população. O Estado por sua vez deve fiscalizar todos os cursos em EaD, alertando aos seus cidadãos os que não são reconhecidos pelo seu Ministério da Educação. Campanhas publicitárias promovidas nas escolas e na mídia explicando o que é e quais são as vantagens da Educação a Distância, seria uma boa solução para combater o preconceito.