Materiais:
Enviada em: 12/03/2019

É notório que a educação à distância tem sido um assunto muito debatido por pedagogos, psicólogos e especialistas em educação nos últimos meses devido as propostas de implantação desse sistema no ensino básico. No entanto muitos dos efeitos benéficos dessa prática têm sido esquecidos, como a praticidade para a vida agitada do século XXI, propiciando uma criação de um ritmo de estudos pessoal e o fácil acesso, possibilitando um aprendizado a uma gama maior de pessoas.             O ensino à distância é uma técnica educacional existente a mais um século, estudos apontam que em cerca de 1860, Mahatma Ghandi estudou direito pela Universidade de Londres por uma colônia britânica na África, onde as aulas vinham através de cartas trazidas por navios ingleses. Hoje em dia com a tecnologia, esse ensino está mais amplo e apresenta uma maior facilidade de acesso por parte dos interessados, que possam sofrer com dificuldades de aprendizado em classe ou falta de tempo no dia e optam por estudar em horários não convencionais.             De acordo com dados do IBGE, atualmente no Brasil, 38% dos idosos não leem e o país tem certa de 10 milhões de analfabetos, com grande parte dos casos em que as pessoas tiveram que ter seus estudos interrompidos para ir ao trabalho. Ademais o insucesso do objetivo educacional dos supletivos no Brasil reforçam a tese que o ensino à distância pode oferecer melhoras pedagógicas para o brasileiro.             Dado o exposto, cabe frisar, portanto, que para que a importância da educação à distância no Brasil seja implementada, é necessário que o governo promova campanhas de alfabetização para pessoas mais velhas, onde estes possam se qualificar com o EAD e assim se tornarem mais qualificados. Também é preciso que uma atitude por parte dos responsáveis por essa tecnologia do ensino à distância seja tomada, deixando claro o objetivo educacional e não de promoção tecnológica dos produtos dessa indústria.