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Enviada em: 20/03/2019

De acordo com o artigo sexto da Constituição Federal de 1948, todos os indivíduos tem direito a educação e ao bem-estar social. Conquanto, a baixa qualidade da educação geral no Brasil impossibilita que parte da população desfrute desse direito na prática. Nesse contexto, não há dúvidas de que mesmo com a implantação da educação a distância a formação educacional é um desafio no Brasil, o qual ocorre, infelizmente, devido não só à negligência governamental, mas também à falta de empoderamento social.      Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui aspectos governamentais impecáveis. Contudo, a realidade é justamento o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido no péssimo sistema educacional brasileiro. Consoante Aristóteles no livro "ética a nicômaco", a política serve para garantir a felicidade dos cidadãos. Diante do exposto, é evidente que sua posição na economia mundial não faz jus aos diversos problemas enfrentados no Brasil contemporâneo.     Outrossim, a crítica sem embasamento correto a respeito da educação a distância, tristemente, é reflexo de pensamentos arcaicos, que acabam acarretando no aumento do preconceito à população que opta por esse modelo de ensino. No entanto, segundo o pensador e ativista Francês Michel Foucault, é preciso mostrar às pessoas que elas são mais livres do que pensam para quebrar pensamentos errôneos construídos em outros momentos históricos assim, uma mudança nos paradigmas sociais é fundamental para transpor as verdadeiras características do ensino a distância.    Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge a criação de projetos para serem desenvolvidos nas escolas o qual promova palestras, apresentações artísticas e atividades lúdicas a respeito das reais características da educação a distância. - uma vez que, ações culturais coletivas têm imenso poder transformador - a fim de que a comunidade escolar e a sociedade no geral - por conseguinte - conscientizem-se. Construindo então, uma sociedade tecnologicamente correta, mais fiel aos princípios da constituição.