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Enviada em: 01/05/2019

Segundo o filósofo prussiano Immanuel Kant, o homem seria aquilo que a educação faz dele.Embora a máxima desse pensador reverbere frequentemente no âmbito escolar,o que se percebe,no Brasil hodierno,é o desprezo com o qual a gestão nacional lida com aspectos como o aprendizado eficaz em suas respectivas instituições de ensino, contrariando justamente o preceito de Kant.Nesse sentido,a alternativa de instaurar determinada porcentagem da educação básica em uma metodologia de ensino a distância é passível de abordagem das causas e das consequências que tal medida poderá fomentar no corpo discente da nação.      Em primeira análise,é incontrovertível afirmar que,apesar do Brasil protagonizar uma democracia,o acesso a educação não é democrático,haja vista que as discrepâncias socioeconômicas são promovedoras de um inegável cenário de oportunidades distintas ofertadas às massas.Sob esse viés, em razão das dificuldades as quais acometem estudantes moradores de áreas rurais e periféricas,não somente para chegar até a escola, mas também para se adequarem aos horários estabelecidos por essa,foi apresentada a possibilidade de inserção da educação básica a distância como maneira de evitar o imbróglio da evasão escolar.Em segunda análise, o advento da World Wide Web,durante o desenvolvimento da denominada Revolução Tecno-Científica,permitiu o encurtamento de distâncias e a intensificação de fluxos informacionais.  Não obstante,apraticidade proveniente do acesso virtual aos conteúdos esbarra na necessidade de interação social promovido em salas de aula,auxiliando, por conseguinte, na formação de seres alienáveis e não socializados.    Dessarte, mediante os fatos supracitados,é imperioso que o Ministério da Educação, órgão responsável por todos os assuntos relativos ao ensino, viabilize a hibridização da educação por intermédio da disponibilidade de aulas online e presenciais,as quais servirão de acompanhamento e tutoria para os estudantes, afim de flexibilizar o ensino, reduzindo o índice lastimável de evasão escolar .e, finalmente, tornando exequível a célebre proposição de Kant.