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Enviada em: 18/06/2018

A obra "o princípio da responsabilidade" escrita pelo filósofo alemão Hans Jonas, calcava-se na ideia de que os seres futuros exigem compromisso daqueles que os gerarão. Contudo, a postura dos cidadãos brasileiros frente ao desenvolvimento educacional infantil na sociedade hodierna demonstra que cada vez mais as famílias carecem de tempo para conviver e se comunicar com as crianças, de modo a enfraquecer os laços familiares e a constituir um grave impasse à sua convivência.   Mormente, é cabível pontuar que os pais têm papel fundamental na educação dos jovens, uma vez que estes devem adquirir noções de deveres obrigações e limites. Destarte a falta de tempo característica dos dias atuais aliada a busca por prestígio profissional indubitavelmente constituem-se como causas preponderantes deste problema haja vista que dificulta a preservação de diálogos, acompanhamentos e correções comportamentais. Lamentavelmente, devido a estes fatores não é incomum na sociedade moderna que os meios de comunicação dialoguem mais com os filhos do que os próprios pais, dado que estes encontram-se cada vez mais ocupados, e por conseguinte, substituídos pela tecnologia, de modo a configurar um grande risco ao desenvolvimento e aprendizado infantis.  Nesse viés, tendo em vista os aspectos mencionados, é notável que a ausência dos adultos na educação escolar das crianças pode levar ao baixo desempenho acadêmico, além de estar conexa a evasão e repetência escolar, haja vista que uma boa estrutura familiar incentiva hábitos de estudos e ameniza os problemas de comportamento. Em definitivo, sabe-se que a família como um todo possui grande responsabilidade com relação ao desenvolvimento dos jovens, pois é através dela que são construídos os valores de cada indivíduo, além de estar indiscutivelmente atrelada com a auto-estima e com a integração do ser humano no meio social.   Em virtude dos fatos mencionados depreende-se que a problemática urge por medidas interventoras. Isto posto, é dever dos pais se envolver na educação escolar dos filhos através do acompanhamento do seu desempenho acadêmico e estimulação ao hábito dos estudos, com o fito de melhorar o desempenho das crianças nas instituições de ensino. Outrossim, cabe as escolas implantar projetos que integrem família e alunos, através da implementação de palestras e atividades lúdicas - uma vez que ações coletivas têm imenso poder transformador sobre os indivíduos - a fim de promover uma maior participação dos responsáveis na vida dos estudantes e incentivar o diálogo entre essas unidades. Apenas assim chegar-se-á a um futuro tal qual idealizado por Hans Jonas, em que garantiremos uma sociedade plena e justa não apenas no presente mas também pelas gerações futuras.