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Enviada em: 19/06/2018

O autor Jorge Amado retrata no romance brasileiro, os chamados “Capitães da Areia” que são um grupo de crianças abandonadas e com a ausência da família,não estudam e vivem do furto para sobreviver. Fora da literatura, o número de evasão escolar no Brasil é uma realidade alarmante. Desse modo, é essencial discutir e reforçar a importância dos familiares neste âmbito, visto que, todo o vínculo de pais e filhos influencia no desenvolvimento do indivíduo e, por conseguinte, determina o que ele tornara-se.  Segundo o filósofo inglês John Locke, nascemos como uma “tábula rasa”, na qual esta, representa uma folha de papel em branco, e é preenchida a partir das experiências vivenciadas que resultarão nos conhecimentos e, consequentemente, refletirão nas atitudes. Sob esse prisma, alude-se ao primeiro contato dos jovens com os princípios fundamentais, noções básicas de deveres, obrigações e limites que, posteriormente, serão legitimados pela cidadania atuante. Destarte, a ausência de uma família ativa reflete-se negativamente e contribui para a evasão escolar, baixo rendimento, desinteresse, displicência e para a formação de indivíduos egocêntricos.   Na esteira do processo de formação dos jovens é importante salientar os fatores que sustentam a diminuição da atuação dos familiares na vida escolar. A esse respeito, pondera-se longas jornadas de trabalho dos pais e a ampla dedicação à profissão. Como consequência, limita-se o tempo de convivência no ambiente domiciliar e dificulta os laços efetivos e a manutenção de diálogos, acompanhamentos e correções comportamentais. Isso constata-se em uma realidade, muitas vezes, de desinteresse e despreparo dos pais e exacerbado empoderamento dos filhos, contribuindo para ocasionais conflitos.  Vê-se, portanto, diante de tais embates urgem uma solução.  Torna-se evidente a importância da presença atuante da família no desenvolvimento escolar dos jovens. Isto posto, é dever dos pais se envolver na educação escolar dos filhos através do acompanhamento do seu desempenho acadêmico e estimulação ao hábito dos estudos, com o fito de melhorar o desempenho das crianças nas instituições de ensino. Outrossim, cabe as escolas implantar projetos que integrem família e alunos, através da implementação de palestras e atividades lúdicas - uma vez que ações coletivas têm imenso poder transformador sobre os indivíduos - a fim de promover uma maior participação dos responsáveis na vida dos estudantes e incentivar o diálogo entre essas unidades.