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Enviada em: 24/08/2018

Segundo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. Partindo disso, subentende-se que a educação na fase inicial é um elemento decisivo para a formação do indivíduo. Além disso, a família também possui papel importante nessa formação. No entanto, o Brasil apresenta desfalque na educação e parte disso se deve à ausência  familiar na composição educativa da criança, sendo necessária a atuação governamental para suprir tal carência.        A má qualidade na educação brasileira se deve ao seu passado segregacionista, marcado por exclusões que se perpetuam até hoje. Atualmente, o Brasil tem uma das piores taxas de educação do mundo no PISA e a visão pedagógica vigente não faz um vínculo necessário e efetivo entre a escola e a família. Tendo em vista que a família é a primeira instituição social que o indivíduo tem contanto, o seu distanciamento da vida escolar dos filhos certamente afeta o aprendizado.        Consequentemente, essa ausência de diálogo e a falta de apoio psicopedagógico às familias brasileiras, gera vários problemas no cenário educativo como por exemplo os altos índices de repetência, evasão escolar e mau desempenho escolar. Tal situação desestimula a criança a estudar e afeta a sua socialização, contribuindo para um sociedade desestruturada.       Portanto, ante à problemática apresentada, necessita-se da atuação do MEC juntamente com as famílias para a construir um espaço de diálogo. O MEC deve desenvolver projetos de integração familiar por meio de debates, palestras, reuniões e apoio psicológico nas escolas, consicentizando os pais sobre a importância do acompanhamento frequente de seus filhos. De mesmo modo, a família deve conversar com  professores, pedagogos e psicólogos escolares para manter relações mais próximas e terem espaço para expor suas demandas. Com isso, efetivaria-se uma educação integrada e de qualidade, contribuindo para a formação competente do homem, visto que, segundo ideais kantianos, a educação é um elemento chave para a formação do indivíduo.