Materiais:
Enviada em: 02/09/2018

Sabe-se que antigamente costumava-se atribuir á criança toda culpa por seu fracasso escolar. Hoje, porém, já se reconhece que as dificuldades em aprendizagem não se dão no vazio, e sim em contextos, tanto situacionais por parte familiar, quanto interpessoais por parte da escola. Não se pode falar de dificuldades tendo somente a criança como ponto de referência.     Dessa forma, a família e a escola são parceiros fundamentais tanto no desenvolvimento de ações que favoreceram o sucesso escolar e social das crianças, como formando uma equipe para lhes ajudar. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir por meio da educação, que perpassa tanto o ambiente escolar quanto o familiar, ou seja, a interação entre ambos é muito importante para o sucesso do processo de aprendizagem.       De acordo com o conceito ora apresentado, pode ser feita mudanças até por meio do dialogo entre a escola e a família para que sejam capazes de possibilitar a troca de idéias entre as mesmas; em nenhuma instância compete a escola julgar como certa ou errada a educação que cada família oferece; o objetivo da escola é oportunizar e abrir espaços para que valores sejam adquiridos e trabalhar o respeito e as diferenças expressas pela família, proporcionando e garantindo a integridade básica do aluno e da família.     Conclui-se, portanto, que se deve adicionar novas ferramentas de ensino ao cotidiano escolar para formar cidadãos críticos e coerentes, por exemplo: o sistema de ensino deve fazer um exame de ótica para amadurecer os conhecimentos e inseri-los no processo educacional para que as deficiências se ajustem com a realidade social. Somente dessa forma, a escola conseguirá cumprir os papeis políticos e sociais da educação por meio de instrumentos acessíveis, realizando assim, o maior sonho do sistema que é promover a inclusão. Em vista disso, a comunicação entre pais e filhos, o diálogo, as vivências de atitude, de amor e respeito, os valores, as regras sociais são de suma importância para a formação da personalidade, do caráter, como também na aprendizagem, a qual é condição para crescimento pessoal e profissional.