Envie sua redação para correção
    A participação da família é fundamental no processo de desenvolvimento escolar da criança, porém, no contexto social vigente, alguns famílias brasileira não realiza essa participação, podendo então prejudicar processo de aprendizagem.
      É relevante abordar, primeiramente, que quando a criança percebe que os pais ou responsáveis tem  interesse nas suas atividades  escolares, elas se sentem mais motivada a estudar, e passa desenvolver melhor sua vida acadêmica.
       Alguns pais ou responsáveis não tiveram acesso a educação básica, e por esse motivo passa a ter pouco ou nenhuma atuação no processo de aprendizagem da criança.   outros, por acharem que somente a escola precisa educar e instruir seus filhos, também comete esse erro. é notório que as famílias desconhece sua importância de atuar junto com a escola em prol de um bom desenvolvimento academico da criança.
       Diante dessa problemática, necessita-se, urgentemente , que o tribunal de contas da união direcione capital que,por intermédio do ministério da educação será revestida em programas escolares, que visa estimular a participação da família na vida escolar das crianças, o que deve ocorrer mediante a fornecimento de palestras(com psicólogos e pedagogos) e atividades lúdicas.