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Enviada em: 29/08/2018

Um caminho com menos obstáculos  Quando se pensa nos desafios do ensino, um dos principais problemas que os educadores têm que administrar é a integração da escola com a família. Por um lado, a família é essencial no âmbito da aprendizagem e para o desenvolvimento educacional. Por outro, encontra-se amplamente pais distantes, desintegrados do meio escolar e sem competência, educacional e emocional, para disciplinar.  Atualmente, existe o conceito de que a criança deve ser o foco da educação firmada; Os pais, obrigatoriamente, devem sustentá-la e prover para isso. Todavia, o maior objetivo da educação é criar cidadãos - críticos e independentes - sem abrir mão da afetividade.  Além disso, a base educacional, na escola e no lar, deve por a família por completo no mesmo patamar, pois, como disse Içami Tiba, os pais devem colocar o filho no mesmo nível que eles, nem inferior nem superior, pois quando alguém é educado achando-se o centro do universo, a sociedade paga um preço caro por isso.  Sob esse viés, outro problema no qual os educadores se vêm frente a frente constantemente é o dos pais pensarem que é da escola, exclusivamente, a obrigação de educar.   Entretanto, a escola é apenas parte de um processo, parte da comunidade; Para haver o ensino pleno e eficaz é necessário haver pertencimento das famílias neste processo. Segundo Gabriel Chalita, o pertencimento é um conceito fundamental para a educação, pois esta ocorre na rotina que vai além da sala de aula; Rotina essa que é fortemente influenciada pela família, e, quando existe uma sintonia entre pais e educadores, o processo é facilitado amplamente.  Desta maneira, seria oportuna a ampliação de projetos já existentes como o Programa Escola da Família. No qual, neste momento deveria se estender para todos os níveis de ensino e também para as escolas privadas, ampliando também sua metodologia, onde ao invés da restrita participação acadêmica e lúdica, os professores e especialistas providenciariam conceitos educacionais e práticas, ensinando as famílias, em suas diversidades e, em conjunto com a escola, a competência para educar verdadeiramente.  Por fim, o desenvolvimento educacional ainda possui um longo caminho a ser percorrido, porém, a família, como parte essencial na aprendizagem, se torna enfim integrada nesse processo, saindo da posição de obstáculo e se tornando uma valiosa contribuição a ele.