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Enviada em: 31/08/2018

Durante o século XVIII, no início do ensino básico, Friderich Gauss, o gênio da matemática, foi hostilizado pelo seu mestre: ele havia acabado de criar uma solução simples para um problema considerado complexo e apenas por não seguir o modelo "tradicional" foi humilhado por seu professor. Paralelamente, a educação brasileira, apesar dos avanços recentes - como as reformas do ensino básico e médio - ainda é precária e ultrapassada, e castiga tanto os professores que trabalham em penúria educacional quanto as famílias que são oprimidas pelas condições sociais e obrigadas a contar com a ajuda de seus filhos para complementarem uma renda mínima para sobreviverem.          A princípio, no Brasil, é perceptível a insatisfação dos professores em relação a estrutura escolar, tanto física como salarial, então, para esses docentes qualquer mudança é vista como motivo de insegurança que, por fim, acaba prejudicando a aplicação dos projetos educacionais. Do ponto de vista da atual situação econômica do país é até compreensível. Mas, de acordo com o sociologo polonês, Zygmunt Bauman, durante o evento Educação 360, sediado aqui, em 2015, "Educar, senhoras e senhores, é um investimento para os próximos 100 anos". É, absurdamente, terrível perceber que essas mudanças não estão sendo aplicadas de forma devida, já que a principal prejudicada é a sociedade.          Outrossim, esses jovens evasivos, por viverem a dura realidade de terem que carregar o fardo de serem adultos muito cedo, são obrigados a cooperar com suas famílias. Dessa forma, muitos desses jovens são explorados ilegalmente, a exemplo: as famílias castanheiras do nordeste em que as crianças, de tanto serem expostas à química da castanha do caju, perderam suas digitais, assim foi noticiado no jornal. De fato, não são todos os problemas das evasões, entretanto, apesar das adversidades, uma coisa é certa, é necessário focar cada vez mais na educação. Segundo o filósofo, Immanuel Kant, "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele", portanto, é, indiscutivelmente, importante a necessidade de medidas protelares em relação a esses jovens.           Em suma, em menção a Gauss, como poderia evadir-se da escola após o ocorrido, a sua mãe foi fundamental para a sua superação. Dessa forma, é razoável atestar que medidas práticas são bem mais eficientes com o apoio familiar. Portanto, a família deve apoiar veemente a educação das crianças as quais forem responsáveis através dos serviços sociais como: creches e escolas, além de procurarem assistência social - de modo que faça garantir os direitos contidos no Estatuto da Criança e do Adolescente - ou ainda recebendo auxílio por parte do governo para que essas crianças possam ter uma oportunidade real de crescerem na vida e se livrarem dessa terrível realidade que não quer mudar.