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Enviada em: 01/09/2018

Em fase de formação, as crianças absorvem tudo e através de seus familiares elas tentam entender o mundo. Durante a vida escolar, o pequeno vai refletir em suas relações o que vem sendo transmitido a ele por conversas e ações. Infelizmente, a falta de participação dos responsáveis nas escolas e em casa é extremamente comum, por vezes, afetando o desenvolvimento do aluno.        Essa ausência na vida dos menores muitas vezes é ocasionada pelo excesso de trabalho dos responsáveis, no entanto a reclamação de muitos pequenos é a ausência quando se está de corpo presente. Segundo a Highlights - uma revista infantil norte-americana - 62% das crianças reclamam que os pais estão distraídos demais pra ouvi-los.       Nesse cenário de ingresso no ensino fundamental, a noção de responsabilidade ainda não é alta, tem que ser estimulada. Pois, é comprovado que um aluno que partilha com a família seu processo educacional se desenvolve melhor. Portanto, ao negligenciar o menor em um período tão importante, os responsáveis podem estar criando alunos com extremas dificuldades para os anos seguintes.       Em decorrência da frequente distância que se observa na relação tutor-instituição, tem se o elevado número de evasão escolar. Embora nem todo pai possa manter um ritmo frequente de visita a escolas, separar um tempo pra observar o pequeno, olhar seu material, ajuda-lo no dever  de casa, é primordial não só para uma boa relação com o filho, mas para incentiva-lo.       Concluindo, campanhas para as famílias sobre a responsabilidade com suas crianças é no mínimo inefetivo. Entretanto, a escola pode achar meios de atrair esses responsáveis para perto, marcando reuniões regulares, exigindo a presença dos tutores, por exemplo, para buscar os boletins. A ideia de responder por aquele menor, é difundida, embora não muito praticada, porém se precisa fazer com que de fato sejam presentes.