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Enviada em: 02/09/2018

Crianças são como telas em branco, que vão sendo preenchidas ao longo do tempo de vários modos por pessoas diferentes. No entanto, os principais “pintores” destas telas sempre serão os pais – ou responsável. Os pais sempre serão a principal referência e influência dos filhos quando este estiver se decidindo e criando uma opinião sobre algo. Um dos âmbitos mais importantes da vida de uma criança é o educacional, e esse como todos os outros para ter um bom desenvolvimento depende da mentalidade que a criança criou sobre o assunto a partir do que os pais passaram. É fundamental que os pais acompanhem seus filhos ensinando-os e auxiliando-os no seu desenvolvimento educacional.    Existem duas coisas distintas que muita gente confunde chamadas educação e escolarização. Como diz o filósofo Mario Sérgio Cortella, a educação cabe à família e se relaciona à formação do indivíduo, o que é imprescindível para que a escolarização ocorra. A escolarização é uma das formas de colocar a educação em prática e incrementá-la com a instrução geral (em referência ao conhecimento comum de mundo que ela deve adquirir na escola). Como se vê, se houver deficiência em um haverá no outro. O pai ou mãe não necessariamente precisam ensinar os componentes para a criança, mas sim ficarem próximos à ela e incentiva-la a estudar, ensinando-a que a educação é o caminho a se seguir para um futuro melhor. Isso tem impacto direto sobre o desempenho da criança na escola pois gera motivação à mesma.   As instituições escola e família devem entender e diferir bem o papel um do outro para assim trabalharem em conjunto e auxiliarem no desenvolvimento da criança. Os pais devem entender que eles que são a base da formação do indivíduo, e que apenas com essa base sólida a criança poderá se desenvolver bem e apresentar bons resultados na escola. Não se deve esperar que a escola forme os indivíduos e os dê essa educação. O papel da escola deve ser compreendido como aquele que prepara a criança melhor para inserção na sociedade e aquisição de conhecimentos.   Tendo em vista a importância da família no desenvolvimento educacional do aluno em conjunto com a escola, um projeto viável para melhorar essas relações seria um evento que ocorreria em escolas tanto públicas quanto privadas em domingos na parte da tarde uma vez por mês no qual profissionais da educação dariam uma palestra sobre o tema e promoveriam a reflexão e debate sobre o assunto de forma dinâmica. Esses profissionais fariam esse trabalho de forma voluntária ao serem chamados pelo corpo administrativo do projeto. No final, seria promovido um café da tarde no qual os pais e professores da instituição poderiam conversar abertamente e observar com clareza que eles tem como objetivo comum formar um individuo bom e de sucesso.