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Enviada em: 01/09/2018

Na obra ''Emílio'', o filósofo Rousseau propõe a substituição da educação positiva, educação prematura, pela negativa a fim de preservar a criança ao inseri-la no meio familiar, onde seria o primeiro contato dela com a educação. Hodiernamente, o objetivo do filósofo é reflexo da importância da família no desenvolvimento educacional das crianças, uma vez que, a presença dos pais no processo educativo de seus filhos é, ainda, um dos obstáculos a ser solucionado. Nesse contexto, um dos obstáculos está no distanciamento familiar e no enfraquecimento dos laços entre escola e família, o que progride no fracasso do desenvolvimento das crianças.  O Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, ECA, ratifica que é dever da família assegurar à educação de seus filhos, todavia na realidade, é comum pais deixarem em segundo plano tal função de serem protagonistas no desenvolvimento educacional, o que contribui para a não efetivação dessa norma. Sendo assim, a participação da família nos papéis de educadora é marcada pelo distanciamento instaurado pelos compromissos , como o trabalho, que se apresenta como um fator da ausência dos pais na formação de seus filhos.  Não obstante, além do afastamento familiar por fatores externos, a fragilidade dos laços entre a escola e a família, atuam em oposição à formação educacional das crianças. Embora, a escola seja o espaço pelo qual a criança se desenvolva a ser integrada na busca de sua identidade social e de ser educada, a falta de participação dos pais nesse processo só reforça a ineficácia do papel da escola, pois antes da escola produzir educação, é a família que deve oferece-la. Desse modo, segundo o pensador Aristóteles, a educação tem raízes amargas, mas o seus frutos são doces, assim são as raízes da família com a escola.  Logo, é necessário solucionar os obstáculos no desenvolvimento educacional das crianças. Destarte, a Escola, como promotora do desenvolvimento educador, deve desenvolver palestras e projetos que mostrem a importância da relação da família no processo educacional de seus filhos, para isso as palestras serão direcionadas a informar e discutir como os pais podem se fazerem ativos no cotidiano deles, sejam ao darem atenção sobre a forma de se comportar e respeitar o próximo, ou leva-las a pontos educativos, à biblioteca e a museus. Enquanto os projetos, terão função de fortalecer a relação de escola e família, com intuito de promover uma educação mais presente entre pais e filhos. Portanto, poder-se-á propor uma nova educação, conforme Rousseau, quando a família for a principal agente dessa transformação.