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Enviada em: 03/09/2018

Ben Carson, o personagem do filme “Mãos Talentosas”, se vê impulsionado por sua mãe a dedicar-se ao máximo aos estudos mesmo diante de um período marcado pelo racismo e uma situação econômica desfavorável. Nesse contexto, pode-se trazer para fora das telas de cinema uma temática presente na atualidade que ainda se encontra em processo de construção - a importância da família na educação da criança e do adolescente. Mas qual seria de fato o feito da interação família e escola?       Reuniões e festas da família – essas são umas das metodologias encontradas pela escola para aproximar os responsáveis pelas crianças às atividades curriculares. No entanto, essa correlação tem se tornado ilusória, uma vez que os ofícios dessas duas instituições tem se sobreposto uma à outra. Nessa visão, há a necessidade de distinguir dois conceitos fundamentais para o assunto: como caracteriza o filósofo Mario Sergio Cortella “A educação é a formação de uma pessoa e ela se dá no conjunto da vida, e a escolarização é uma das formas de educação”, ou seja, devem-se limitar os papéis que ambas as organizações devem exercer - à escola cabe a escolarização e à família a educação.         Outra perspectiva a ser discutida, mas que também sugere o valor da permanência da família na vida escolar é o desenvolvimento positivo do estudante. A educadora Rosely Sayão discursou em uma palestra realizada pelo canal TEDX, que ainda que exista a presença dos pais na vida acadêmica do aluno ele pode vir a não se sobressair nos estudos. Todavia, de acordo com pesquisas realizadas por Maria Auxiliadora e Ana da Costa, elas evidenciam que a desconexão nas atitudes dos tutores em relação aos menores, geram problemas de ajustamento escolar e integração social. Sob esse viés, fica evidente um equívoco da educadora Rosely, uma vez que alunos que não são produtivos com pais presentes são na verdade exceções de uma regra.         Dado o exposto, nota-se que a falta de associação entre a família e a escola é um óbice a ser contornado, já que desestimula a criança durante o momento de aprendizagem. Urge, portanto, que o corpo docente vinculado ao suporte do Ministério da Educação, implementem medidas que promovam a conexão entre as instituições formais e informais, de modo a interagi-las e delimitar as funções de cada uma através de encontros com pautas a serem discutidas. Por esse caminho, pode vir acontecer a intensificação e o despertar da relevância da questão debatida na sociedade contemporânea.