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Enviada em: 02/09/2018

O pedagogo Paulo Freire defendia a educação como um processo feito em conjunto, de forma que os homens se educam entre si mediados pelo mundo. Todavia, é possível perceber que, na atualidade, a importância do coletivo no ato de educar é ignorado à medida que a participação da família nesse processo é diminuída. Nesse contexto, deve-se avaliar os impactos dessa problemática no desenvolvimento social e intelectual dos alunos.     A princípio, convém destacar que a relação moderna entre pais e filhos no aprendizado impede o pleno desenvolvimento da noção de cidadania. De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, as trocas interpessoais da contemporaneidade são marcadas pela fragilidade. No processo educacional, é possível reconhecer o arquétipo tratado por Bauman à medida que a família atua de forma inconsistente nos laços de aprendizado e ensinamento que devem ser formados com os filhos. Muitas vezes, os pais preferem terceirizar a sua participação, se abstendo do ensinamento de valores–como o respeito às diferenças–impossíveis de serem tratados apenas em sala de aula. Consequentemente, a manutenção de comportamentos preconceituosos passa a ser fruto dessa realidade.      Atrelada a essa questão pilar, é evidente que a falta de coesão entre família e escola compromete a aquisição de conhecimento. Isso ocorre porque ferramentas educacionais, como o dever de casa, têm seu significado e importância ignorados. Para a escola, existem vezes que ele é utilizado como um escape à tarefa de educar, saturando o aluno no ambiente domiciliar. A família, por outro lado, enxerga nas atividades levadas para casa uma transferência da responsabilidade que ela julga ser exclusiva do ambiente educandário. Em vista disso, o processo de construção do saber por meio do erro e da retificação– como propõe a pedagogia freiriana– fica ameaçada pela falta de apoio de ambas as partes.      Diante dos argumentos supracitados, faz-se necessário que as escolas busquem realizar palestras e distribuir cartilhas que exibam, em dados ilustrativos, o bom desempenho, nos exames nacionais, dos estudantes acompanhados por pais e professores com o fito de incentivar a participação dos familiares no processo educacional. Outrossim, é importante que espaços de diálogo– como a "Escolas de Pais"– sejam implementadas nas instituições de ensino para promover a discussão sobre a continuidade da educação no ambiente domiciliar. Assim, a formação educacional poderá ser aplicada na ótica de Paulo Freire.