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Enviada em: 02/09/2018

"O homem é o que a educação faz dele". Essa frase do filósofo Immanuel Kant deixa explícita o papel da educação em moldar os princípios éticos, morais e culturais de um povo. No entanto, o processo educacional das crianças brasileiras apresenta problemas, pois construiu-se o mito de que a educação deve ser oferecida unicamente pelas escolas, quando na verdade deve ser uma atividade complementar entre escola e família. Nesse sentido, as causas da problemática são a falta de compreensão dos familiares acerca do seu papel, que é fundamental, na educação das crianças, bem como o não entendimento da função das escolas.       Em primeiro lugar, a escola literária Naturalismo defendia a tese de que o ser humano é resultado do meio em que vive. Diante disso, se as crianças não são educadas corretamente no ambiente familiar, caso ela não tenha maturidade suficiente para discernir o correto do errado, é bem provável que ela expresse isso na sociedade. Dessa forma, é comum esses jovens, quando no colégio, não respeitarem professores, gestores e alunos, além de estarem em constante atrito cultural com os ensinamentos pregados. Isso precisa ser corrigido, e é extremamente prejudicial não só para o desenvolvimento pessoal dessas vítimas, mas também para toda a população, já que a sociedade forma um "corpo social", e o mal funcionamento de uma parte prejudica todo o restante, como defendia o sociólogo Émile Durkheim.       Em segundo plano, é muito comum os pais de alunos depositarem a culpa nas escolas devido ao filho não ter se dedicado aos estudos e, muitas vezes, terem virado criminosos, por exemplo. Entretanto, eles não entendem que a escola não é a unica que deve participar do processo da formação de cidadãos. Diante disso, as redes de ensino possuem sim a função de ensinar preceitos éticos e morais, além de conhecimentos em outras áreas, mas deve haver uma harmonia com o que a criança aprende fora do ambiente escolar. Então, não há muita lógica a escola estimular a formação de novas ideias, sendo que esses novos conceitos serão desconstruídos no ambiente familiar.       Em vista dos fatos supracitados, o Governo Federal, por intermédio da esfera midiática, deve reforçar propagandas e novelas que mostrem a importância da família no processo educacional das crianças, de modo a instruir sobre as consequências do não acompanhamento por parte dos familiares, além de mostrar que as escolas são apenas uma parte complementar desse processo. Outrossim, as escolas devem reforçar a convocação de reuniões aos representantes dos alunos, a fim de esclarecer as funções da escola, como também o papel dos pais ou representantes na educação dos filhos. Além disso, caso o representante não compareça, deve suspender as aulas do respectivo aluno.