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Enviada em: 16/02/2019

Atualmente, a participação da família no processo educacional das crianças é um tema bastante debatido no mundo. Nesse contexto, vale ressaltar que a família é uma instituição social, segundo parâmetros do sociólogo Max Weber, ou seja, tem papel de grande importância na formação do cidadão, assim como a escola. Dessa forma, escola e família devem ter uma parceria objetiva que vise uma construção de uma sociedade mais preparada para os desafios do dia a dia.       Em primeira análise, é importante entender o por que que as pessoas aceitam a escola como instituição educadora. Segundo August Comte, o cidadão deve entrar na escola a fim de se tornar funcional para a sociedade. Diante disso, os pais recorrem a escola para que os seus filhos tenham um futuro digno. Contudo, há um inversão de conceitos quando se trata de educação, pois grande parte das famílias vêem a escola como única personagem educativa, isto é, não sabem que o papel da escola é formacional. Enfim, muito do é citado sobre problemáticas envolvendo crianças no ambiente escolar é causado pelo afastamento involuntário das instituições família e escola.    Ademais, é importante ressaltar que o papel da família no processo educacional é de grande relevância, visto que com a proximidade desses o desenvolvimento das crianças ocorrem com mais facilidade. Isso ocorre devido ao incetivo provocado pelos pais, uma vez que com essa proximidade, a criança desenvolverá hábitos em casa que estimulará a capacidade de resiliência, evitando diversas doenças psicológicas. Sendo assim, fica evidenciado a necessidade de proximidade entre família e escola, visando uma melhor educação para as crianças.      Portanto, o Estado, em caráter imediato, por meio de campanhas publicitárias e fóruns regionais, deve incentivar a participação das famílias no processo educacional das crianças, a fim de informar os pais ou responsáveis sobre a parcela de contribuição que possuem ao longo da formação do individuo.