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Enviada em: 25/02/2019

Muito se tem discutido, atualmente, a respeito da importância da família no desenvolvimento educacional das crianças, um dos mais importantes pilares na obtenção de bons desempenhos acadêmicos, segundo o professor pernambucano, Paulo Freire. O aparato familiar, no que tange a educação, tem relação direta com elevados índices escolares. Isso acontece porque, no processo, a desconstrução de crenças desfuncionais de valor são efetivadas e, com a aliança entre as instituições família e escola, existe uma exposição mais completa do aluno a educação.  A família é, indubitavelmente, a mais influente das instituições no que diz respeito a educação, visto que, com o passar dos anos as crianças começaram a discernir as notas boas das ruins, fazendo, portanto, julgamento e comparações realizadas nas salas de aula que tem consequências permanentes no nível de aprendizado retido. Tal fato se dá, segundo a obra literária A mente Vencendo o Humor, porque ao não ver-se tão inteligentes quanto os demais (o que caracteriza uma crença disfuncional de desvalor) o indivíduo tende a construir sua vida acadêmica sobre uma visão deficitária de sua capacidade cognitiva. Quando, no entanto, a família intervém dando apoio e ajuda na desconstrução de tais pensamentos automáticos desde a tenra idade, o ser ainda em construção consegue superar as dificuldades e reconstruir seus juízos de valor a respeito do seu potencial de aprendizado, melhorando, segundo a obra citada, seu desempenho escolar.   Outrossim, a interação entre a família e a escola é de fundamental importância para a educação da criança, assim sendo porque, enquanto, majoritariamente, o aluno constrói seus princípios e valores,em casa -dentre eles o do hábito do estudo ou mesmo de levar a vida acadêmica mais assiduamente- , do outro, a escola é o principal agente no desenvolvimento intelectual do mesmo, sendo completivos por ensinar a maneira que o indivíduo deve ver o ensino e praticá-lo. Juntas, essas duas instituições são o que, segundo o renomado especialista em educação Mário Sérgio Cortella, a criança necessita para ter o mais pleno acesso a educação, apontada pelo mesmo como sendo fatores coexistentes inseparáveis no campo educacional.   Tendo em vista os aspectos observados, faz-se necessário que a escola e o MEC (ministério da educação) conscientize a família, por meio de palestras, sobre a sua imprescindibilidade na área educativa, tanto a respeito do espectro psicológico infantil, quanto diretamente no incentivo ao estudo, a fim de tornar-las mais cientes do seu dever como instituição primária construtora da base educacional, com o intuito de tornar a educação um processo mais eficiente e construtivo para a vida da criança.