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Enviada em: 27/04/2019

A constituição da estrutura familiar atual, veio sendo construída ao longo da história, num primeiro momento se apresentou como um sistema patriarcal, e após a Revolução Francesa que ocorreu em 1789 se modificou, devido a novos  ideais difundidos dando origem a família tradicional. A medida que essas novas relações foram atribuídas à crianças, do ponto de vista científico, isso se tornou fundamental para a construção de aspectos morais, porém a desestruturação deste núcleo problematiza o convívio em sociedade.     Além disso, conforme essas relações pessoais foram se intensificando, os impactos do convívio se comportaram de mesma forma. Consoante com a teoria formulada pelo médico neurologista Sigmund Freud que diz que uma das três instâncias do aparelho psíquico, que é o superego, é formado pelos ensinamentos e repreensões dos pais, e isso é um meio para controlar outra vertente, que é o ig, que domina os impulsos corporais, ou seja, desejos inconscientes e instintivos. Por certo essa coordenação que parte dos pais forma os princípios fundamentais para o convívio em sociedade.     Porém, a desestruturação familiar que é presente na sociedade atual pode gerar problemas para o convívio social da criança afetando várias vertentes ao longo da vida. No Brasil é muito comum encontrar exemplos dessa narrativa, inclusive, em regiões periféricas entre cidadãos de baixa renda. Um exemplo disso é expresso na musica ´Eu não pedi pra nascer` do grupo musical de rap Facção Central, que relata a vida de uma criança que vive apenas com a mãe, que é usuária de drogas e coloca o filho no sinal de trânsito para pedir dinheiro, se não o consegue, sofre agressões constantes da genitora, e no final da música a criança comete suicídio. De acordo com a letra essa é uma triste realidade que ocorre no país e pode intensificar outros problemas sociais, como: tráfico de armas e de drogas, como também a criminalidade urbana.      Portanto, fica claro que as relações familiares interferem no desenvolvimento infantil. Medidas cabíveis a ser tomadas, devem ser exercidas por parceria entre 3 Ministérios o da Educação, Saúde, e Cidadania, proporcionando ao ambiente escolar atendimento psicológico periódico, não só para crianças mas também para os pais garantindo a devida formação psicológica necessária da criança para um melhor convívio em sociedade.E também dar apoio mediante assistentes sociais garantindo os direitos infantis a fim de propiciar uma infância digna para todas as crianças.