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Enviada em: 05/06/2019

A formação do caráter de um indivíduo se dá nos primeiros anos, e as diversas relações sociais e experiências vivenciadas nesse período têm reflexo direto nas características apresentadas ao longo da vida. Acompanhar e se inserir no contexto educacional das crianças é papel fundamental dos pais, e tem sua eficácia comprovada em diversos estudos.        Crianças que possuem pais atuantes no eixo escolar e que acompanham o desenvolvimento educacional de seus filhos, tendem a ter desempenho escolar melhor quando comparadas às crianças cujo os pais são distantes e pouco engajados no âmbito estudantil dos filhos. Existem muitos casos em que um dos pais abdica de tempo de trabalho para dedicar-se com mais vigor à criação dos filhos, porém, em um país com sérios problemas financeiros e em que muitas das famílias estão presentes unicamente pai ou mãe, nem sempre esta dedicação extra na educação é possível.        Além da integração direta com os filhos, acompanhando diariamente o desenvolvimento, auxiliando e monitorando a execução das tarefas escolares e deveres de casa e acompanhando seus resultados, é necessário que haja intimidade na relação entre pais e escola. Visitar a instituição de ensino, bem como dialogar com professores e educadores, deve fazer parte da agenda dos pais de maneira orgânica, não apenas quando solicitado pela escola. A escola também deve fazer sua parte, mostrando-se flexível quanto ao atendimento destes pais, e buscando sempre contato para estreitar a relação.       O contexto social e econômico atual brasileiro impede, muitas vezes, que pais sejam presentes na vida educacional dos filhos, pois não dispõem de tempo, uma vez que precisam trabalhar para garantir o sustento. Uma medida que poderia encurtar esta relação sem prejuízo ao trabalhador, é a criação de uma lei trabalhista que permita que empregados que possuam filhos em idade escolar, possam tomar uma manhã ou tarde por mês para fazer uma visita a escola dos filhos, sem descontos na remuneração. Este incentivo partindo do governo pode atuar como pontapé inicial de um desempenho escolar melhor, porém a conscientização, por parte dos pais, da necessidade de ser presente e atuar na educação dos filhos é essencial para tal melhora.