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Enviada em: 11/07/2019

Segundo a teoria da tábula rasa de John Locke, "O ser humano é como uma tela em branco que é preenchida por experiências e influências". Com base nisso, evidência-se a importância da presença e interesse da família na vida escolar do infanto, posto que o comportamento e sucesso do mesmo terá origem nas atitudes de quem mais interfere em sua vida, os responsáveis. Dessa maneira, as atitudes tomadas pelos pais devem objetivar o apoio e bem estar da criança que se encontra inserida no ambiente escolar.             Na primeira infância atitudes vindas de crianças simulando o comportamento, temperamento e até mesmo a forma de se comunicar dos pais é frequente. Na esfera escolar essa influência se torna presente de forma ainda mais eficiente, ditando os resultados e as relações escolares do aluno. Um responsável ausente, que não enxerga a escola como um componente fundamental para a formação de sua criança corrobora para evasão escolar, frustração e problemas interpessoais do infanto com os colegas. Nesse sentido, as consequências são a curto e longo prazo, uma vez que a educação é a base indispensável para formação de indivíduos críticos e assíduos.       Deve-se abordar, ainda, que a participação e preocupação da família com a vida escolar da criança contribui de forma imaginável no entusiasmo da mesma em obter resultados positivos no meio educacional. Uma vez que a individualidade está presente na absorção de conteúdo e na forma de aprendizagem, o apoio dos pais é essencial. O modo como a família lida com os problemas da criança refletem na autoestima da mesma, sendo que, é essencial os pais acreditarem na capacidade dos filhos. É durante os primeiros anos do aluno na escola que a relação entre eles é formada, torna-se necessário uma base forte e eficiente para que se garanta o convívio harmônico e benéfico entre a adesão de conhecimento e a criança.        Longe de propor uma realidade utópica como a descrita no livro "A Utopia" de Thomas More, nota-se a necessidade de medidas que afirmem e potencialize a participação da família no âmbito escolar. É imprescindível que a importância dos pais na vida escolar dos filhos seja debatida e solicitada com mais frequência. Cabe ao Ministério da Educação a elaboração de projetos que incluam a presença dos responsáveis dentro da escola, a fim de integrar a vida escolar da criança com a rotina dos pais. A mídia deve investir em propagandas que exemplifiquem essa problemática com o objetivo de difundir o assunto e conscientizar a família da falta de seu apoio e ajuda. Dessa forma a falta de participação dos responsáveis na vida escolar da criança tenderia ao decréscimo e resultados positivos seriam alcançados no contexto educacional dos infantes.