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Enviada em: 26/07/2019

A Sociologia, ciência que estuda as relações entre as pessoas, determina a família é um grupo social primário que está relacionado ao contato mais pessoal e direto dos indivíduos. Nessa perspectiva, a família torna-se um instrumento de desenvolvimento educacional das crianças. Nesse sentido, a falha na relação entre o grupo familiar e escolar e o analfabetismo dos pais são fatores que dificultam a não formação efetiva da educação infantil.       De acordo com o pressuposto Escola Cidadã e Popular elaborado pelo educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, as decisões em relação aos rumos da gestão administrativa e pedagógica da escola devem ter participação de forma democrática dos gestores, professores, estudantes e familiares. Desse modo, é necessário a relação efetiva do grupo familiar com o escolar para que ocorra a colaboração dos pais no ambiente educacional que os filhos estão inseridos. Com isso, a participação dos familiares pode determinar um maior incentivo dos  jovens em frequentar a escola, diminuindo assim a evasão escolar ou como Paulo Freire exprimia "expulsão escolar", pois ele considerava que o próprio ambiente escolar, desde a estrutura ao sistema de ensino, ocasionava a desistência das crianças em frequentar as escolas públicas do país.       Além disso, o analfabetismo brasileiro está diretamente relacionado ao desenvolvimento educacional das crianças. Isso pode ser observado pela pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que o país ainda tem 11,3 milhões de analfabetos entre a população de 15 anos ou mais. Nesse viés, o analfabetismo está presente em grande parte da população o que pode ocasionar a uma desvalorização educacional no meio familiar, visto que esse crime social não cabe apenas a negligência do governo em não proporcionar maior investimento e oportunidades na formação educacional pública, mas também cabe a forma de como as famílias lidam com a educação dos seus filhos. Assim, os pais analfabetos não receberam esse incetivo de estudar enquanto estava em formação social, provavelmente irão depositar prioridade em outro aspecto social na formação social dos filhos,como, por exemplo o trabalho e não a educação.       Portanto o Ministério da Educação (MEC) deve intervir nas escolas públicas do Brasil com a implementação de de reuniões trimestrais com os pais das crianças, com a presença de psicólogos e os funcionários da escola com o intuito de que juntos elaborem metas para melhorar a formação educacional dos alunos, por meio de debates para que ocorra a união entre a escola e as famílias dos discentes. Ademais, o MEC deve ampliar a Educação de Jovens e Adultos - EJA nas escolas do país com o objetivo de mitigar o analfabetismo, por meio do investimento que o Estado deve ofertar.