A importância da família no desenvolvimento educacional das crianças

Envie sua redação para correção
    A família é um agrupamento de indivíduos com ancestralidade em comum e/ou laços afetivos. Seu papel é fundamental na formação dos jovens, devendo grande parte de seu sucesso aos seus responsáveis. Entretanto, ainda existem pais ou responsáveis que não dão atenção ao processo educacional de seus filhos. Portanto, é fundamental a garantia de tal acompanhamento por parte das famílias.
           Segundo um levantamento feito pelo Governo do estado de São Paulo, apenas 61% dos responsáveis buscam acompanhar as notas de seus filhos nas unidades escolares. Mostrando assim, grande descaso por parte de alguns progenitores para a educação de seus filhos, algo que não deveria acontecer pois sem seu apoio os jovens não se sentem tão motivados como os que têm pais que os apoiam. Prejudicando assim seu futuro.
         Ademais, segundo estudo da revista Época, os alunos que têm genitores que os influenciam em sua formação educacional tem sido mais pró-ativos em seus estudos. Gerando assim melhores estudantes e no futuro, melhores profissionais. Por isso, é fundamental o acompanhamento da vida escolar por parte dos seus responsáveis, para garantir um futuro melhor, não só para o jovem, mas, consequentemente, melhor para o Brasil.
       Portanto, é imprescindível que o acompanhamento dos pais seja frequente na vida dos futuros homens e mulheres dessa grande nação. O Ministério da Educação deve influenciar os responsáveis a participar da vida escolar de seus filhos, por meio de campanhas escolares, em que os pais tem que ser vinculados a escola, comparecendo a ela de forma assídua. A Mídia, detentora dos principais meios de comunicação, deve mostrar em suas novelas e/ou séries familiares, a participação da família na educação de seus filhos. Dessa forma, de médio a longo prazo, teremos uma participação maciça dos familiares participando da educação de sua prole, influenciando-os a terem um rendimento melhor e um futuro melhor.