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Enviada em: 03/07/2017

No século XXI, ocorreram varias mudanças na meneira de pensar e agir das pessoas, principalmente no que concerne a concepção do apropriamento do conhecimento. Lima Barreto, em sua obra Triste Fim de Policarpo Quaresma, mostra como boa parte dos brasileiros pensam em relação a questão do saber, quando escreve a fala de vizinhas de Policarpo Quaresma se perguntando "Para quê tantos livros, se não é nem bacharel?". Esta frase reflete a forma com que muitas famílias brasileiras se relacionam com o aprendizado, tal fato, acaba prejudicando até as crianças, pois essas no início da fase de desenvolvimento psicológico podem sofrer influências negativas neste âmbito.    Os púberes do mundo contemporâneo são bombardeados por uma massa de influências que vem da internet, televisão ou até mesmo dos ciclos de amizades. Tudo isso, em consonância com a tendência não educativa que muitas famílias brasileiras tem, pode acabar ocasionando uma degradação das capacidades abstrativas de uma criança. Contudo, esses fatores podem ser ainda mais estimulados quando alguns estudantes mirins estão inseridos em um ambiente familiar no qual seus pais são distantes das pautas escolares. Desta forma, os novos estudantes ficam usentes de um acompanhamento e estimulo dos seus responsáveis e acabam desistindo dos estudos ou enfrentando difuculdades que poderiam ser evitadas.   Supracitados alguns dos elementos que integram as questões educacionais no país vale ainda mencionar as consequências que o atrofiamento mental em criançãs pode causar. Quando o indivíduo não é instigado a raciocinar e aprender desde sua menor idade, ele vai carregar lacunas no seu desenvolvimento pessoal e cultural para o resto de sua vida.Concomitantemente, essa criança quando na fase adulta não conseguira transmitir capital cultural seja em qualquer meio social que ela esteja inserida. Sendo assim, verifica-se ,então, que é de extrema importância que as discussões acerca do desenvolvimento social infantil se torne objeto de cognição pela população e pelas autoridades públicas vigentes no país.     Portanto, faz-se necessário a ação conjunta do governo federal com a sociedade para o sanar dessas questões. Logo a criação de palestras educacionais direcionadas aos pais em escolas públicas deveriam ser implantadas pelo governo federal—com o intuito de instruir os responsáveis pelas crianças a instigar os mesmos à leitura e descobertas no mundo cultural.O governo estadual, poderia também desenvolver cursos gratuitos para os pais dos jovens estudantes, com a finalidade de prepará-los para fazer o acompanhamento da vida estudantil de seus filhos.Com isso, o Brasil se tornaria gradativamente uma sociedade integralmente cultural, diferentemente da narrada por Lima Barreto.