Materiais:
Enviada em: 01/07/2017

Exposição da realidade    O pensador alemão Karl Marx acerta ao afirmar que é preciso modificar o mundo. Dentre os fatores que precisam sofrer significativas mudanças, encontra-se o caso das famílias brasileiras, que são de suma importância no desenvolvimento educacional das crianças. Assim, torna-se necessário discutir como a violência dos familiares em casa com os jovens pode interferir negativamente em seu desempenho escolar e, ainda, a necessidade do envolvimento familiar, para que, junto a escola, torne-se possível uma formação educacional digna.    Na discussão do problema exposto cabe uma indagação: a violência doméstica pode causar prejuízo no desenvolvimento escolar de uma criança? Responder a essa questão exige um olhar mais amplo sobre o problema, pois muitas vezes, observa-se jovens com comportamento anti-social e com baixo desempenho acadêmico, e ao investigar as causas de tal fato, observa-se que muitos desses jovens sofreram ou sofrem violência em casa. Vale ressaltar que, Marx acerta ao afirmar que o homem, mais do que formador do processo social, configura-se como um produto dessa mesma sociedade. Nessa perspectiva, é valido lançar um olhar aguçado sobre a evasão e a repetência escolar, uma vez que as atitudes dos pais para com esses filhos são nitidamente inaceitáveis.    Outro ponto relevante nessa discussão esta relacionado a falta de informação das famílias sobre como contribuir no desenvolvimento escolar dos filhos. Isso significa que cada dia mais torna-se necessária a disseminação destas informações. Também torna-se válido, um olhar aprimorado para a questão do falso envolvimento dos pais com os filhos, uma vez que só vão a escola quando chamados, perguntam esporadicamente sobre o rendimento escolar. Há de se perceber que, muitas vezes o pai deixa de acompanhar o filho na escola, não por falta de informação, mas por falta de interesse.    A partir da realidade exposta, cabe, primeiramente, aos pais se conscientizarem de sua importância na educação de seus filhos, essa conscientização poderia ser feita através da mídia, por meio de campanhas durante os intervalos de programas de grande audiência. E necessário que a mídia incentive os pais a estimularem seus filhos a estudar, conversar com o jovem sobre como foi o dia na escola e o que aprendeu, valorizar o aprendizado de seus filhos e apoia-lo a sempre buscar novos desafios e aprender coisas novas. Também cabe a escola, uma tentativa, caso haja a percepção da ausência dos pais na vida dos filhos, tentando manter contato com esses pais e convidar-los a ir a escola para uma conversa sobre a falta que eles fazem na vida dos filhos. Assim, torna-se possível ter pais mais presentes na vida dos filhos, e por consequência um melhor desempenho escolar.