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Enviada em: 09/10/2017

De mãos dadas         O filme “Um Sonho Impossível” do diretor John Lee Hancock, relata a trajetória de Michael Oher um jovem filho de uma dependente química. Na obra cinematográfica, o protagonista reside nas ruas em miséria até ser acolhido por uma família que o incentiva nos estudos. O mesmo, com afeto e apoio conquista bolsas em várias universidades. Já fora das telas, a temática importância da família no desenvolvimento educacional das crianças é negligenciado, seja pela rasa atuação da família ou pelo não reconhecimento da sociedade.Ora, pensar na progressão de um discente sem influências extraescolares – família, é ludibriar-se_eis um reconhecimento sem reservas.        Partindo desse contexto,é válido ressaltar que há o descumprimento de incisos constitucionais, uma vez que, a norma basilar que regula a proteção das crianças e adolescentes no Brasil, estipula que é dever da família e do Estado assegurar-lhe o direito á educação. Dessa forma, a ausência de entidades familiares em âmbito escolar é nítida no elevado índice de alunos alfabetizados tardiamente, no atraso e abandono do ciclo escolar, como mostra um estudo apresentado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, em que o país está entre os que lideram em notas baixas na escola. De certo, um dado crítico em um país que almeja o progresso.       Essa escassez de postura advém, sobretudo, pela ausência de concepções por parte da sociedade. Como afirmou Sérgio Buarque, em sua obra “Raízes do Brasil”, os brasileiros estão acostumados a tratarem o Estado como um pai, deixando todas as questões político-sociais em suas mãos. Com a finalidade de proteger suas crianças, cabe aos pais abandonar essa característica patrimonialista e posicionar-se frente à mazela. Além disso, quando se vincula com a manifestação dessa patologia, por osmose, quase todo o pais ignora a cautela e trilha a ignorância.      Depreende-se portanto,que medidas são necessárias para que resolva o impasse da ausência de cooperação dos pais na educação escolar dos filhos. Para tal, a Escola deverá investir em projetos que visem aulas interdisciplinares entre pais e docentes,para que os mesmos sejam acolhidos no meio. Somado a isso, diretores poderão trabalhar no Dia Nacional da Família na Escola reuniões com pais e profissionais, palestras que os instruam maneiras a estarem ativos na formação de discentes. Além disso, o Estado em consonância com a mídia poderia ser utilizados como entes democráticos com politicas públicas voltadas a participação da família na educação dos seus filhos,por meio de novelas,propagandas e debates, a fim de erradicar á problemática.Assim, como disse Drummond “vamos juntos de mãos dadas” rumo a melhorias na educação brasileira.