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Enviada em: 07/08/2017

Ausência de hábitos de estudos, repetência, comportamento anti-social, e evasão escolar são problemas constantes na educação brasileira e a sua causa vem de dentro de casa, onde há, muitas vezes, ausência de reconhecimento da família no seu papel de educação.     Primordialmente, é necessário entender que, apesar de fundamental, o papel da escola é complementar à educação recebida em casa, visto que a família é o primeiro contato social com o indivíduo e cabe a ela  transmissão de valores, costumes e ideias da sociedade em que vivem para a criança, além de ser a principal educadora até o ingresso escolar.     Segundo o determinismo o indivíduo é produto do meio, logo se uma criança é criada em um lar onde não há compromisso ou atenção dedicada ao  seu processo educacional   é possível que seja desenvolvido grandes dificuldades na educação desse ser, já que a escola é um ambiente desafiador e requer esforço e comprometimento em suas atividades, requerimentos, esses, que nem sempre uma criança é possível de exercer em sua infância, se não estimulada.         Portanto, é sabido que a educação é um processo de aprendizagem que depende da escola e da família como seus principais agentes, interação que nem sempre acontece pela falta de demarcação na função das duas, além da ausência de comprometimento dos pais com a vida escolar de seus filhos, e para que esse quadro seja resolvido faz-se necessário a estimulação de encontros dos pedagogos da escola com os pais para entender a função de cada um nesse processo, além dos pais conversarem regularmente com seus filhos sobre a importância da educação na formação do cidadão. E cabe ao MEC promover eventos ,em conjunto com a escola,  fora de classe, mas com intuito educacional como peças de teatro, concursos culturais, contudo cabe ao governo baratear o preço dos livros e ingressos de cinema para garantir a maior democratização da cultura.