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Enviada em: 25/07/2017

A frase do ilustre matemático e filosofo da antiguidade, Pitágoras, “ eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens”, já revela a importância do desenvolvimento educacional dessas. Há muito tempo as sociedades vieram conservando uma visão de que a escola é quem deve proporcionar esse avanço educacional. Hodiernamente, contudo, outra instituição social tem um papel fundamental para a educação: a família. Acompanhamento escolar, diálogos, histórias de superação, tudo isso é contribuição dessa instituição para as crianças. No entanto, nem todos as famílias tem exercido essa função na sociedade.                  É importante pontuar, de início, que, com o desenvolvimento da tecnologia, as relações entre pais e filhos ficaram, cada vez mais, longe da afetividade. O contato por meio de abraços e conversas, agora mudou para o meio virtual. No entanto, essa negligência ao diálogo afetivo, tem sido motivo de muitas crianças apresentarem um baixo desenvolvimento educacional no Brasil, pois, a família, uma vez que vista por essas como uma base sólida, tem estado ausente na vida estudantil dessas crianças. Destarte, isso abre caminho para o desenvolvimento de doenças psicológicas nessas, contribuindo, negativamente, para a educação dessas.                   É fundamental pontuar, ainda, que a falta de diálogo entre os pais e a escola, juntos com os filhos, é responsável por nutrir vários problemas educacionais. A ausência de palestras e reuniões nas escolas envolvendo as famílias, ou até mesmo a omissão de muitos pais não irem quando se realizam essas, tem deixado as crianças em um péssimo grau de desenvolvimento educacional, deixando o sistema de educação brasileiro ainda mais precário. Assim, o cenário de avanço educacional das crianças, ainda, não pôde ser alcançado, diante de tais problemas.                   Fica evidente, portanto, que a família é de suma importância para a educação da criança, mas ainda não tem exercido seu verdadeiro papel. Para tanto, é imprescindível que o Governo e a escola, em parceria, proporcionem mais reuniões escolares, de modo a criar um diálogo entre escola, pais e filhos, além de incentivar esse diálogo de forma afetiva em casa. Cabe à mídia, ainda, por meio de propagandas publicitárias, informar a importância da família para a educação infantil, visando fomentar maior participação das famílias na vida estudantil dos seus filhos. Dessa forma, com a família entendendo sua importância para o desenvolvimento da educação, concretizaremos o que Pitágoras afirmou em uma sociedade mais afetiva.