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Enviada em: 09/08/2017

A família é considerada o primeiro ambiente de convivência humano, detendo grande poder influenciador na formação dos indivíduos. Apesar dessa relevância, a crise dessa instituição tem culminado na redução do engajamento parental na educação dos filhos e, por conseguinte, prejudicado o desenvolvimento infantil. Faz-se necessário, portanto, avaliar as causas, sociais e individuais, dessa evasão participativa para revertê-la.        É indubitável que o ritmo de vida intenso da sociedade capitalista esteja dentre as causas do problema, visto que a população, em sua busca irrefreável pelo consumo, tem destinado mais tempo ao trabalho e menos tempo ao lar. Desse modo, a educação dos filhos é prejudicada, pois o ambiente doméstico é o local ideal para detectar falhas de aprendizagem, considerando que, devido ao número de alunos, nem sempre o professor é capaz de fazê-lo. Urge, assim, o resgate dessa vigilância dos pais.     Outrossim, a alienação digital é um agravante da situação. Mesmo quando os adultos estão em suas casas, com tempo disponível para dedicar à educação das crianças, frequentemente, observa-se que a presença é apenas física, pois estão mentalmente imersos no mundo dos smartphones e tablets. De acordo com o sociólogo Mário Vargas Llosa, a sociedade contemporânea busca refúgio para os problemas diários nesses entretenimentos, no entanto, é fundamental conscientiza-la que a qualidade da educação de seus filhos é inversamente proporcional a essa escolha.    Fica claro, assim, que para intensificar o apoio no desenvolvimento infantil são necessárias ações intersetoriais. Com esse objetivo, o Ministério da Educação deve elaborar oficinas regulares para os pais de alunos nas escolas, comandadas por psicólogos e pedagogos, onde serão abordadas maneiras de otimizar a pró-atividade no processo de aprendizagem. Ainda, Organizações Não Governamentais voltadas à infância devem conscientizar a população sobre os prejuízos do uso excessivo de tecnologia durante os momentos familiares por meio de propagandas veiculadas na internet e na televisão.