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Enviada em: 16/09/2017

É indubitável que a importância da família no desenvolvimento educacional das crianças é constante alvo de exigências das instituições de ensino atualmente no Brasil. Desde a época dos povos nórdicos Vikings quando a família, isto é, os pais eram responsáveis pela educação das crianças o impasse persiste, gerando assim cada vez mais cobranças aos familiares ao passar dos séculos. Pôde-se perceber, portanto, que as raízes históricas e ideológicas dificultam essa questão de ser resolvida.   A falta de interesse dos pais em relação ao andamento educacional das crianças é notório nos dias atuais pelas escolas e creches brasileiras, principalmente pelos profissionais de ensino, visto que as atitudes das crianças no que se refere a comportamento está cada vez mais debilitada pelo fato dos responsáveis não interferirem na educação e acreditarem que o dever todo de instrução é responsabilidade das instituições de ensino.   Ademais, crê-se que tais atos provenientes das crianças são praticados devido a como os pais se comportam no âmbito familiar, uma vez que os responsáveis são extremamente influentes no que se diz respeito a formação de carácter e  aos atos comportamentais. O desempenho escolar também é afetado pela falta de importância dos pais, pois as crianças muitas vezes não se impõem a fazer os temas de casa propostos em sala de aula, devido a algum tipo de entretenimento como desenhos infantis e brincadeiras.    Convém, portanto, ao Ministério da Educação exigir que as instituições  de ensino e creches convoquem os responsáveis, antes das crianças ingressarem no Ensino Fundamental, para reuniões de como instruir e acompanhar os seus filhos no período educacional, inclusive com orientações de comportamento através de conversas com psicólogos. O Estado de cada região em conjunto com as escolas deve investir uma parte dos impostos  em um aplicativo no qual os professores possam entrar em contato com os pais e  relatar individualmente o desenvolvimento e os temas propostos em sala de aula das crianças.