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Enviada em: 18/09/2017

Não são poucos os fatores envolvidos na discussão acerca da relação entre desenvolvimento educacional e família.De acordo com Paulo Freire, a educação muda as pessoas e pessoas transformarão o mundo. Assim, é evidente a importância da instrução dos jovens, que necessita da atuação familiar.Contudo,em muitos casos,essa participação não ocorre.Logo,é crucial compreender os aspectos que levam à esse cenário a fim de alcançar soluções para a boa formação dos indivíduos.     Em primeiro lugar,é preciso destacar que não há inclusão dos responsáveis em muitas escolas.Apesar do Brasil ser uma das principais economias do mundo,a educação permanece deficiente.O método de ensino é arcaico tendo em vista que a sala de aula continua sendo somente um ambiente para a passagem de conteúdos.Debates,palestras e outras formas de interação ainda não são uma realidade, além da principal: a participação constante dos pais.Com isso, a falta de interação entre esses agentes educacionais prejudica a educação das crianças.      Por outro lado,os próprios responsáveis muitas vezes não são ativos no cotidiano do jovem.De acordo com o levantamento feito pela organização Todos Pela Educação,os índices de atraso escolar em 2015 era em torno de 30%.Desse modo,a família pode ter papel importante nessa defasagem.A falta de prioridade dada à assuntos escolares e à rotina do mais novo tem como resultado a desculpa de falta de tempo para essa questão, que deveria ser primordial.Sendo assim,as crianças tornam-se carentes de orientação e diálogo, o que afeta no desenvolvimento.      Torna-se evidente,portanto,os elementos que colaboram para o atual quadro negativo entre educação e família no país.Logo,deve-se observar os ensinamentos de Pitágoras e "educar as crianças para que não precisemos punir os adultos".Cabe ao MEC,inserir no currículo obrigatório escolar, atividades interativas com a participação dos pais.É imprescindível,também, que a mídia através de programas aborde o assunto e mostre a importância.É válido, inclusive,que os profissionais pedagógicos sejam ensinados a lidarem com alunos que contenham todos os tipos de famílias.Assim,será possível vislumbrar um futuro mais esperançoso para as crianças do país.