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Enviada em: 18/09/2017

O artigo 205 da Constituição Federal de 1988 prevê como dever da família e do Estado garantir educação de qualidade às crianças. Nos anos em que o Brasil apresentou uma sociedade majoritariamente conservadora, era percebida a preocupação dos pais no cumprimento dessa obrigação. Todavia, a conjuntura hodierna nacional demonstra que esse direito tem sido delegado apenas ao governo. Nesse contexto, há dois fatores que não podem ser negligenciados, como as condutas transmitidas às novas gerações e o caráter unicamente expositivo das aulas.      Em primeira análise, é indubitável que as ações realizadas por crianças são herdadas do convívio cotidiano. De acordo com Émile Durkheim, o fato social consiste nos costumes que o indivíduo absorve das instituições que o cerca, como a família. Ao seguir a teoria do sociólogo francês, percebe-se que se uma criança vive em meio a pessoas que valorizam o ensino, cobram bom desempenho e incitam a moral e a ética, tende a adotar essas características e levá-las para o ambiente escolar. Dessa forma, ao apresentar esse perfil, o discente tem conhecimento do seu potencial de aprendizado e da importância de enaltecer a escola e os seus membros.       Ademais, convém frisar que a sala de aula é um ambiente meramente expositivo. Embora muitas escolas promovam medidas que motivam os seus alunos a se dedicarem na busca de conhecimento, o dever dos centros educacionais é apenas exibir e elucidar conteúdos. Por consequência dessa atribuição inadequada, muitos pais tornam-se alheios à vida escolar dos filhos e menosprezam dificuldades que os levam, muitas vezes, ao abandono do colégio, como é demonstrado nos dados do Ministério da Educação, onde 11% dos estudantes abandonaram o ensino médio em 2016.       Em virtude dos fatos mencionados, vê-se que a família desempenha papel essencial no processo educacional, o que torna a valorização desse encargo imprescindível. Para isso, deve a escola promover diálogos constantes com os responsáveis pelos alunos, nos quais se explicite a inexorável importância de estreitar a relação entre as duas instituições, assim o paradigma vigente será quebrado. Outrossim, é dever dos pais disponibilizar mais tempo à vida escolar dos filhos, ao questioná-los acerca do andamento das atividades acadêmicas, cobrar melhoras no desempenho e demonstrar interesse pelo desenvolvimento da criança, desse modo será oferecida a motivação decisiva nos resultados do estudante. Destarte, poder-se-á afirmar que o Brasil oferecerá os mecanismos necessários à mitigação dessa problemática, e os direitos previstos na Carta Magna serão, enfim, garantidos.